terça-feira, 11 de dezembro de 2007

NO CÉU HAVERÁ FÉ?

NO CÉU HAVERÁ FÉ?
Pr. Timofei Diacov

Estávamos ouvindo certo pregador, quando de repente uma palavra nos chamou a atenção, ao ouvi-lo afirmar que lá no céu não haverá fé, porquanto dela não necessitaremos. Será verdade isso? O antônimo de fé é incredulidade, descrença. Diante disso a conclusão lógica é que no céu haveria gente incrédula. O pregador argumentava, “que uma vez que veremos as coisas, não será necessário ter fé para aceitá-las”. E para aceitá-las temos que crer que elas são boas. Ora se aceitamos como boas são porque cremos que assim o sejam. Então a fé está presente, não podemos fugir dela. Admitamos que Deus nos envie para um determinado lugar a fim de prestar-Lhe algum serviço. Para chegar a esse determinado lugar, temos que crer que lá chegaremos e cumpriremos a missão a nós confiada. Dizia ainda o referido pregador que as coisas que nós vemos aceitamos porque vemos. Será que nós veremos o futuro? Por ventura seremos como Deus para estar presente em todo lugar? Ou seremos oniscientes? Não esqueçamos que esse atributo pertence só a Deus.

Será que no céu haverá lugar para os incrédulos, pois para alcançar a salvação necessitamos da fé. Na epistola aos Hebreus 11:1e6 diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Ora sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam”. Será que no céu não vamos esperar mais nada, visto que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam”? Como vemos a fé está presente no esperar; “e prova das coisas que não se vêem”. Como podemos perceber esperamos as coisas que não vemos: e só esperamos pela fé. Aqui entram as palavras de Paulo registradas em Icor13: 13: “Agora, pois permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”. Se estas três coisas não existirem no céu, não poderemos agradar a Deus. E se o amor é o maior é ele que vai nortear a nossa vida na pátria celestial. E a Bíblia, segundo a palavra do apóstolo João, diz que Deus é amor. Então a vida seria impossível sem estas três virtudes dada por Deus.

E Deus, tem fé? Tudo que Ele pretende fazer, o faz pela fé; ou será que Ele não necessita de fé? Antes de Ele criar o universo, Ele planejou tudo: porque Ele cria é que o levou a executar. Quando Ele imaginou criar o homem, da mesma maneira planejou criá-lo à Sua imagem e semelhança. Ele esperava, e tinha certeza que daria certo: e deu mesmo. Você pode perceber leitor, que o que norteava os atos de Deus era o amor: criou o universo por amor, criou o homem por amor, e criou todos os seres viventes por amor. De maneira que a fé, a esperança e o amor, estavam presentes em seus atos na criação do universo e do próprio homem. Agora, não estarão estas três virtudes em Deus e em nós lá na eternidade? Claro que sim. Portanto se queremos hoje ganhar o reino celestial, temos que possuir fé para agradar a Deus. Por que é que o povo de Israel não agradou a Deus quando era conduzido à terra da Promessa? Todos eles pereceram, e lá não chegaram. A resposta é, porque não agradaram a Deus, uma vez que sem fé é impossível agrada-Lo.

Queremos ir para o céu? E você, lá estará? Lembre-se sempre que Deus o criou, pela fé esperança e o amor. Não queiramos agora chegar até Ele desprezando estas três virtudes; e também daquilo que o Senhor Jesus recomendou: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração com toda a tua alma e com todo o teu entendimento, de todas as tuas forças; e ao teu próximo como a ti mesmo”. E também disse em João 13:35: “Nisto todos conhecerão que vós sois meus discípulos, quando vos amardes uns aos outros. E no Salmo 40:1 diz: “Esperei com paciência no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor”; e Sal 27:14 diz; “Espera no Senhor anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor”. Então, no céu haverá fé; e mais que fé, esperança, e amor; pois teremos toda a eternidade para usá-los no serviço de Deus. A Ele toda a glória e honra.

Nenhum comentário: