terça-feira, 11 de dezembro de 2007

NEM DEUS PODE

NEM DEUS PODE
PR TIMOFEI DIACOV


Neste mundo há coisas que Deus não pode fazer; e coisa há que o homem nunca poderia fazer, sem o auxilio de Deus. O jovem Antoniel de 18 anos de idade filho de Daniel e Sebastiana Latorre residentes em Penápolis, SP, sofreu um grave acidente de moto. Levado à Santa Casa de São Paulo, o médico chamado seus pais, lhes disse: “O caso de seu filho é tão grave que nem Deus pode curar”. Mas Daniel temente a Deus, respondeu-lhe: “Dr. Só se for o seu deus, porque o meu Deus vai curá-lo”. Então viajamos até São Paulo para visitá-lo. Por quem clamamos a Deus e também a igreja fez o mesmo. De fato o caso era gravíssimo, mas Deus teve misericórdia e o jovem sarou. Haverá coisa que Deus não possa fazer? Temos certeza que o homem não pode, como por exemplo, o que exerce a medicina. Já vimos casos de cura em que o médico não atribuiu ao poder Divino, dizendo ao doente restabelecido: “Que Deus nada, foi eu quem te curou”. Que é que o homem pode fazer diante de uma pessoa cancerosa, ou dependente químico? Mas, não haverá coisa que o homem possa fazer? Claro que sim.

O profeta Eliseu declarou que no dia seguinte haveria fartura em Samaria, quando a situação era de fome extrema. Ao que lhe respondeu o capitão da guarda do rei de Israel: “Ainda que Deus abrisse janelas no céu, isso jamais aconteceria. Mas o profeta lhe disse: Tu o verás, mas dela não participarás”. E isso aconteceu exatamente como dissera Eliseu, conforme narra o II livro dos Reis. Como podemos ver o que aconteceu em Penápolis, não é novidade; pois em todos os tempos não faltaram homens incrédulos e arrogantes. Na travessia do Mar Vermelho, quantos da multidão criam que Deus poderia abrir caminho para atravessá-lo a pés enxutos? Quantos criam que Deus faria chover pão do céu sobre o deserto? Muitos certamente disseram que tais coisas nem Deus poderia fazer? Entretanto Deus sempre cumpriu o que prometeu. E tudo aconteceu conforme a Sua palavra. Não podemos desmerecer certas virtudes que Deus deu ao homem, como por exemplo, o médico fazer uma cirurgia e ser bem sucedido; e certos homens fazerem façanhas admiráveis; bastando para tanto que acreditem na possibilidade.

A Bíblia no evangelho de Lucas conta a história de certa mulher que sofrera doze anos de hemorragia, tendo gastado todo o seu dinheiro com médicos sem ter alcançado êxito. Ela perdera todo o seu dinheiro, mas não perdera a sua fé em Deus. Diante disso foi ter com Jesus, dizendo de si para si: “Se eu tão somente tocar em Suas vestes, ficarei curada”. E o milagre aconteceu. Como podemos perceber mais uma vez, o homem é impotente, e não é o “todo-poderoso”. E para Deus haverá impossibilidades? Em Heb 11; 6 diz: “Porque sem fé é impossível agradar a Deus”. Deus se entristece quando o homem não acredita na Sua palavra. Nós ofendemos a Deus quando não aceitamos o que Ele promete. E fica mais ofendido ainda quando cremos na palavra humana em opsição à Sua palavra. Existem outras coisas que o homem não pode fazer, como por exemplo, salvar a sua própria alma. Entretanto lamentavelmente existem seitas que ensinam o homem a ser o seu próprio salvador; e isso quando lhe impõem cargas pesadas que nem eles mesmos podem suportar. Outras vezes o próprio homem se prende nas suas próprias idéias.

Entretanto existe uma coisa de fato, que Deus não pode fazer. Conta-se que certo dia no final do sermão um homem chegando-se ao pastor perguntou-lhe: “Pastor! Que devo fazer para me salvar? Ao que o pastor lhe respondeu: tarde demais! Pois o que tinha que ser feito Deus já o fez”. Deus não pode salvar o homem sem o seu consentimento. O homem não pode salvar-se a si mesmo, nem ao seu semelhante; mas somente Deus, com a ressalva: se ele crer e aceitar o que Jesus fez por ele. Em Nazaré, onde Jesus passou a sua infância, não pode fazer milagres, porque o povo de lá não cria Nele; pois como o próprio Jesus disse à Marta: “Se creres verás a glória de Deus” (João 11; 40). Então leitor amigo a única coisa que nem Deus pode fazer é salvar você sem a sua fé e seu consentimento. Diante do exposto irá permanecer com suas próprias idéias? Leia o que diz Isaias 55: “Deixe o homem os seus caminhos, e se converta ao nosso Deus que é grande em perdoar; porque os vossos caminhos não são os meus caminhos, e nem os meus pensamentos são os vossos pensamentos”.

Nenhum comentário: