terça-feira, 11 de dezembro de 2007

JARDIM DO ÉDEN

JARDIM DO ÉDEN
PR TIMOFEI DIACOV


“Na verdade na verdade eu vos digo, quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5;24). Deus criou o homem para viver e não para morrer. Tudo aconteceu no jardim do Éden. De tudo que se podia imaginar de bom, lá estava. Toda espécie de animal que Deus criara, macho e fêmea, segundo a sua espécie. No meio de tanta abundância de bens, quando tudo parecia completo, faltava alguma coisa para completar a felicidade do homem - uma companheira para ele. Diante disto o Senhor anestesiou o homem que criara, tirando dele uma costela, da qual lhe formou uma companheira. Agora sim, tudo está completo. Mas o Senhor lhe dá uma ordem de cultivar o jardim ou o pomar. O profeta Isaias no capitulo 58 diz que Deus quer transformar a vida do homem num jardim regado; ou em outras palavras, uma vida abençoada. Então o homem não o era? Claro que sim. Entretanto alguma coisa estranha aconteceu, veja em Gênesis 3, e verá que tudo se transtornou. O homem perdeu a felicidade.

Podemos imaginar, o que disse o Senhor ao homem, que se quisesse continuar feliz, próspero, não podia tocar na árvore da ciência do bem e do mal e nem comer do seu fruto; porque, do contrário iria morrer, e como conseqüência viriam sofrimentos, doenças, desavenças; nasceria ódio, inveja etc. Não sabemos quanto tempo este casal viveu obedecendo a palavra de Deus. Mas certo dia a mulher deve ter rodeado muito esta árvore e, não resistindo à curiosidade, aproximou-se dela. Afinal Deus disse que viria a morte se houvesse a desobediência. A esta altura o homem desconhecia a existência de inimigos; mas eles eram reais. Satanás o príncipe das trevas, certamente, não via a hora de desvirtuar as coisas. Encarnando-se numa serpente, com voz humana se apresenta e diz à mulher: “É assim que Deus disse, não comereis de todas as árvores do jardim? Não, disse ela de todas as árvores comeremos mas desta não comeremos, porque no dia que comermos morreremos. Mas retrucou o inimigo: não morrereis, mas sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. Ela porém não resistindo a curiosidade tomou do seu fruto e deu também ao seu marido”. E assim cumpriu-se Rom 3;23 :

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Cumpriu-se a palavra e Deus. Adão sendo a própria raça humana, toda a sua descendência ficou condenada, e separada de Deus. “O salário do pecado é a morte; mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor” ( Rom 6;23). Deus no mesmo dia em que houve a queda, prometeu o Salvador, Gênesis 3;15. Voltemos para João 5;24: “Em verdade em verdade eu vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entra em condenação mas passou da morte para a vida”. No Éden o homem ouviu a palavra do inimigo, e morreu; agora, porém Jesus diz que temos que ouvir a Sua palavra e crer no Pai que O enviou; quem assim faz recebe a vida eterna; e não entra mais em condenação, ou juízo como diz uma outra versão; mas passou da morte para a vida. Lamentavelmente o homem prefere continuar ouvindo a voz do inimigo, deixando de lado a palavra de Deus. O inimigo continua: “Deus não existe, o inferno é uma invenção, o que o homem faz paga tudo aqui, o inferno é esta vida”.

Afinal, o homem não está clamando por justiça? Por que assim ele clama? Certamente porque acredita nela; e não vai aceitar a justiça divina? Não nos esqueçamos que é impossível que Deus minta Heb 7. “E tudo que o homem semear, isso também ceifará Gal 6;7. o homem foi expulso do jardim do Éden, pra onde jamais tornará. Mas Deus lhe promete o Paraíso Celestial, onde não haverá árvore da ciência do bem e do mal, mas árvore da vida para que o homem coma do seu fruto e viva eternamente. E para tanto ele precisa se redimir do seu erro, cuja redenção está na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Leia em João 3;16 : “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna”.diante do exposto você leitor amigo deseja herdar o Paraíso, ou a separação eterna de Deus? Do jardim do Éden nós fomos expulsos mas Deus nos oferece algo bem melhor que é a eterna morada no céu com Ele.

Nenhum comentário: