terça-feira, 11 de dezembro de 2007

A IMUTABILIDADE DE DEUS

A IMUTABILIDADE DE DEUS
PR TIMOFEI DIACOV


Conhecemos pelo menos seis atributos naturais de Deus: Onisciência, Onipotência, Onipresença, Infinidade, Unidade e Imutabilidade. Nesta meditação queremos pensar na última. Balaão havia recebido de Balaque rei de Moabe uma comissão de anciãos, pedindo-lhe que fosse amaldiçoar o povo de Israel, com a promessa de honrá-lo grandemente. E, sendo ele profeta, Deus lhe apareceu em uma visão dizendo-lhe que não fosse, visto ser Israel um povo abençoado; veja em Números. 22; v. 12. A oferta era realmente tentadora, pois envolvia muito ouro e prata, além da honra de uma autoridade. E agora? Obedecer à voz divina ou atentar para o dinheiro? Resolveu não atender o convite. Mas o inimigo, Baraque, tentador, insistente e persistente; enviou-lhe uma outra comissão com maiores honras ainda. Balaão, voltando-se a Deus perguntou-Lhe, se deveria ir. Teria Deus mudado de opinião? Ele havia se esquecido que Deus é imutável. Mas diante de sua insistência o Senhor lhe permitiu que fosse, mas com o compromisso de abençoar Israel e não amaldiçoá-lo.

Balaão enquanto caminhava feliz montado em sua jumenta, dirigindo-se a Moabe, na sua loucura e ganância, Deus lhe apareceu na pessoa de um anjo com a espada desembainhada e afiada pôs-se contra essa loucura. Lamentàvelmente Balaão por causa de sua cegueira espiritual não viu o anjo; mas a jumenta viu e se desviou por três vezes, sendo três vezes também espancada por ele. Diante disso o Senhor abriu a boca do animal que lhe falou com voz humana, advertindo-o contra a sua loucura. Verifique isso no livro de Número capitulo 22. A missão de um profeta é abençoar e jamais amaldiçoar. Chegando a Moabe o rei Balaque saiu-lhe ao encontro; e Balaão ordenou-lhe que edificasse sete altares nos quais oferecesse sete novilhos, em holocausto a Deus, imaginando que isso iria comprar o seu Criador; como acontece em todos os tempos e em todos os lugares, que o homem ao invés de obedecer à palavra de Deus, oferece muitas vezes grandes esmolas e até sacrifício do seu próprio corpo mutilando-o. O profeta Isaias diz: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o perverso os seus pensamentos e se converta ao Senhor que se compadecerá dele”.

Qual foi o fim de Balaão? O mesmo fim que terão todos aqueles que desprezam a benção de Deus, querendo mudar a vontade de Deus com a sua desobediência: Balaão foi morto pela ordem de Deus. Queremos ser uma benção para o nosso semelhante? Aprendamos a abençoar e não amaldiçoar. Existe por ventura benção maior do que receber graciosamente a salvação? O povo de Moabe queria ser abençoado, amaldiçoando ao povo de Deus. Querendo ser ouvido por Deus, oferecendo-Lhe sacrifícios; examine I Samuel 15; 22, onde Deus diz que obedecer é melhor que sacrificar. Esta passagem foi dirigida ao rei Saul que, fascinado pelas lindas ovelhas e formoso gado que Deus mandara destruir, totalmente; poupando o melhor para oferecer holocausto ao Senhor. Deus se agrada, como dissemos, muito mais com obediência do que com sacrifícios. E como recompensa de sua rebelião, o Espírito de Deus se retirou dele, e um mau espírito se apoderou dele. E ele foi destronado, cujo reino passou a Davi.

Portanto, se desejamos conquistar riquezas, terrenas ou celestiais, submetamo-nos à ordem de Deus. Como diz certo hino: “Crer e observar tudo quanto ordenar. O fiel obedece ao que Cristo mandar”. Não queiramos tentar mudar as coisas de Deus. Como disse certo profeta: “Quer ousam quer deixem de ouvir, uma vez que são casa rebelde”. Não nos impressionemos com as ofertas bombásticas, nem nos deixemos seduzir pelas glórias humanas, pois são transitórias, enganosas; mas procuremos a glória de Deus que é eterna. Não nos esqueçamos que Balaão recebeu a sua recompensa como também o rei Saul e todos que foram rebeldes a Deus. O que está escrito na Bíblia não muda. Não pense distinto leitor, que você escapará da punição, se rebelando contra a palavra de Deus, a visto ser imutável, como imutável é Deus. Deus é Amor, Justiça e Santidade. Muitos se apegam no amor, desprezando a justiça e santidade de Deus. Que o Espírito Santo sensibilize seu coração. Amém e Amém!

Nenhum comentário: