terça-feira, 11 de dezembro de 2007

CULTO SOMENTE A DEUS

CULTO SOMENTE A DEUS
PR TIMOFEI DIACOV


Deus não admite outro deus diante de si; por isso diz em Êxodo 20; 4e5: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem a servirás (não darás culto); porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos”. Há quem quebrando este mandamento usa os seguintes argumentos dizendo: 1) Deus proibiu adorar o sol a lua e as estrelas, citando Deut 4;19. É claro que também é mandamento de Deus. 2) Citam Heb 9;7 onde Deus manda Moises fazer dois querubins colocando-os nas duas extremidades da arca; querendo com isto dizer que Deus aprova o uso de imagens de escultura; esquecem-se porém que Deus não mandou prestar culto a estes querubins; além do que estes querubins não eram vistos pelo povo , mas somente pelo sumo sacerdote, que só ele entrava no santuário, e uma só vez por ano. O povo não via estes querubins de ouro, pois havia um véu que impedia a visão. É bom não esquecer que este véu rasgou-se de alto a baixo, quando Jesus foi crucificado (Mat 27; 51).

Ora, se o véu rasgou-se de alto a baixo não havia mais necessidade de existirem estes querubins, e menos ainda a arca no santuário; porque agora temos livre acesso à presença de Deus; e o próprio Jesus diz em João 4;24: “Deus é espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em Espírito e em verdade”. 3) Citam Nuns 21; 7ª10, para dizer que Moisés mandou fazer uma serpente de metal e a fixou numa haste, para que todo o picado pela serpente olhasse firmemente para ela; e assim sarava. Observe que não era para cultuá-la. Entretanto mais tarde o rei Ezequias mandou destruí-la, pois o povo a idolatrava, queimando-lhe incenso; (II Reis 18; 4). E o Senhor Jesus em João 3; 14e15 diz: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. Como podemos ver, esta serpente era protótipo, ou símbolo da crucificação de Cristo. Então, vamos adorar ou cultuar este símbolo como muitos fazem? O mandamento dado por Moisés sobre ídolos, é muito sério, pois vem acompanhado de maldição.

4) Dizem que o mandamento era não adorar o sol, a lua e as estrelas; claro que sim, mas também a seres humanos, que por ventura, na terra tenham sido virtuosas. Examine Salmo 115; 7e8: “Eles têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e todos os que neles confiam”. Temos três observações neste texto, a) os astros não têm pés nem boca nem mãos, mas os homens têm; b) os animais não têm mãos nem pés; eles têm patas; c) o texto está amaldiçoando os idólatras, dizendo que eles se tornam como animais astros ou imagens de escultura, que não têm entendimento nem falam. Alguém pode dizer que isto fazia parte do Velho Testamento; mas o apóstolo João em I João 5 ;21 diz: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”. Em Apoc 22; 15 diz: “Ficarão de fora os cães e feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete mentira”. Não tem como justificar o erro. É bom que a gente se humilhe diante de Deus e de sua palavra, e não queira justificar o erro. 5) citam II Cor 4;4 que diz que Jesus é imagem de Deus, para justificar o uso de imagens; imagem não de Cristo, mas a imagem de Deus em Cristo.

Os que já leram o Velho Testamento devem se lembrar do Cativeiro Babilônico que teve a causa no pecado da idolatria. O povo de Israel teve que ir para o exílio onde sofreu amargamente, ao se lembrar do majestoso templo de Jerusalém que foi destruído, bem como de suas próprias casas e entes queridos. Não queiramos crer que quaisquer dos que são considerados santos no céu, que estejam nos ouvindo e que estejam intercedendo por nós; uma vez que em I Timo 2;5 diz o apóstolo Paulo: “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens—Jesus Cristo, Homem”. Se alguém “virou” santo, tem boca, mas não fala tem ouvidos, mas não ouve, Ec 9;5 e 6, diz que, “eles não tomam mais parte neste século, do que se faz debaixo do sol”. E se os santos no céu têm bocas, não podem usá-las para intercederem pelos pecadores; aliás, na Bíblia não existem textos que nos autorizem a crer na intercessão deles por nós; mas como foi dito, Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens. Então distinto leitor, vamos ficar com a palavra de Deus ou com mandamentos de homens ( Mat 15; 9).

Nenhum comentário: