terça-feira, 11 de dezembro de 2007

HOMENS QUE MANDARAM NO CÉU

HOMENS QUE MANDARAM NO CÉU
PR TIMOFEI DIACOV

“Se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: passa daqui para acolá_ e há de passar; e nada vos será impossível” (Mat 17; 20). Tomamos a liberdade de usar este titulo como um empréstimo de certo artigo que lemos há quase cinqüenta anos, fundamentados na palavra de Jesus que diz; “Direis a este monte”. Esta palavra tem o sentido de dar ordens; e dar ordens é mandar. Lembramo-nos de certo dia em uma reunião de oração, ouvíamos espantado alguém dizer o seguinte: “Deus eu te ordeno”. Quando usamos a palavra homens que mandaram no céu, não queremos dizer de modo algum, que mandaram também em Deus. Quem são esses homens? Encontramos a resposta em João 15; 7: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós pedireis tudo que quiserdes e vos será feito”. Vale dizer: pessoas que se encontram dentro do reino de Deus. O Senhor Jesus em João 3;5 diz que para entrarmos no reino de Deus temos que nascer de novo.

Neste reino o homem recebe ordens, e não dá ordens, a não ser para as coisas. No Antigo Testamento existiram homens assim, que mandaram no céu: Moises, Josué, Ezequias, Elizeu, Elias e outros. Bastava dar ordens que as coisas aconteciam: Josué deteve o sol e a lua; Ezequias fez o sol voltar; Elias deteve a chuva; e Elizeu mandou vir a fome. Todos estes mencionados eram homens que viviam dentro do reino de Deus, cujo objetivo era glorificar a Deus; jamais fizeram por vaidade. E hoje, existem homens assim? Por que não? Nos tempos apostólicos existiram também homens como estes. Por exemplo: Dorcas havia falecido; e Pedro tendo orado disse: “Dorcas levanta-te, e ela se levantou” (Atos 9;36-41). E assim poderíamos citar muitos outros casos. Voltando para a pergunta, e hoje poderá alguém fazer o mesmo? Depende se possui condições, se tem fé, se está dentro do reino de Deus, se visa à glória de Deus.

O Senhor Jesus em João 15; 16 diz: “Não fostes vós que me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai Ele vo-lo conceda”. Observe leitor, que Jesus está falando de pedir e receber, com a finalidade de produzir fruto no reino de Deus. Se não produzirmos fruto, também não receberemos; e segundo João 15, o fruto aparece se o que pede ou ordena estiver ligado à videira que é Jesus. Queremos ver as coisas acontecerem? Oremos confiantes de que receberemos. E se ordenamos a alguma coisa, também temos que crer que vai acontecer; segundo o texto inicialmente citado: “se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis ao monte: passa-te daqui para acolá, e ele há de passar”. Monte é no sentido literal; mas também pode referir-se a grandes dificuldades que porventura tenhamos.

Amigo leitor, você gostaria de ter fé para fazer tais prodígios? De que tamanho teria que ser a sua fé? Do tamanho de uma laranja? Segundo Jesus, do tamanho de um grão de mostarda. De que tamanho é a sua fé? Na epístola aos Hebreus 11 diz que “Sem fé é impossível agradar a Deus; e que a fé é o firme fundamento das coisas que não se vêem”. Tiago 1;6e7 diz “ porque o que duvida é semelhante à onda do mar que levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa”. Então você pode e deve pedir a Deus alguma coisa necessária; e se for o caso ordenar ao monte, ou aos montes de sua vida. E se estiver absolutamente certo pode ordenar em nome de Jesus a uma enfermidade, que ela obedecerá a sua ordem. E uma outra observação é que, tais homens que fizeram prodígios, o fizeram, estando cheios do Espírito Santo.

Nenhum comentário: