terça-feira, 11 de dezembro de 2007

DIFÍCIL MAS POSSÍVEL

DIFÍCIL, MAS POSSÍVEL.
PR TIMOFEI DIACOV

Na vida há muita coisa difícil, mas não impossível, por exemplo: comprar um carro novo, vender uma casa, estudar medicina, ou outro curso qualquer. Queremos nos deter em alguma coisa que julgamos ser útil. Certo dia alguém chegou até Jesus, segundo Mateus 19, perguntando-Lhe sobre o que faria para herdar a vida eterna; e como resposta, Jesus lhe recomendou que fosse e vendesse a sua propriedade, e desse o dinheiro aos pobres; e depois O seguisse. Mas ele retirou-se tristemente porque possuía muitos bens. O Senhor Jesus então dirigindo-Se aos seus discípulos disse-lhes: “Em verdade vos digo que é difícil um rico entrar no reino dos céus. E outra vês vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”(Mat 19;23e24).

A Bíblia nos fala de Jó, o homem mais rico do seu tempo; no entanto era um homem que temia a Deus, desviando-se do mal. Não foi fácil para ele, permanecer fiel a Deus ao perder toda sua riqueza em questão de horas, inclusive os seus dez filhos. Não foi fácil, mas possível. O Senhor Jesus havia dito que para Deus tudo é possível, isto é, o de Se manter fiel no que promete e de ajudar os que Nele confiam. Poderíamos citar vários homens ricos que se converteram a Deus apesar de serem muito ricos, por exemplo: Abraão, Zaqueu e muitos outros; como também milhares do nosso tempo. Satanás havia dito a Deus que Jô era fiel porque tinha riquezas; mas se sofresse a perda de tudo, negaria a fé: ninguém é fiel por ser rico nem é infiel por ser pobre. Não temos dúvida de que Satanás nos tenta e nos acusa também.

Tudo na vida depende da qualidade de fé que temos. O dinheiro, por exemplo, poderá ser tentação, como diz Paulo: “O amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males”. Judas Iscariotes, tentado pelo dinheiro vendeu Jesus por trinta moedas de prata; Balaão, tentado pelo ouro, procurou amaldiçoar o povo de Israel. Estes dois tiveram um fim trágico. Muitos outros através da história passaram pelas mesmas provas, e venceram; enquanto outras, como acima mencionadas também fracassaram. É difícil vencer a tentação, mas não impossível. A Bíblia nos ensina que no mundo teremos tentações; mas Deus sempre nos mostra o caminho de escape, porque ninguém é tentado acima de sua capacidade de suportar. Deus sempre coloca diante de nós avisos de perigos iminentes: basta observa-los.

Entretanto em relação à salvação, é impossível herdar o reino dos céus se não for pela fé em Jesus. É difícil alcançar a vida eterna, mas é possível através Dele; uma vez que Ele próprio disse: “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, poucos há que a encontrem” (Mat 7;14). No verso 15 Jesus diz: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”. Isso mostra que sempre haverá os interessados em nos desviar da verdade. É impossível existir na terra pessoa sem pecado. Mas diz o apóstolo Paulo: “Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor” (Rom 6;23). Como podemos ver, há coisas na vida difíceis, mas possíveis. Então distinto leitor, você pode ser salvo, se você quiser, e a qualquer hora.

Nenhum comentário: