terça-feira, 11 de dezembro de 2007

ARREPENDER OU PERECER

ARREPENDER OU PERECER
PR TIMOFEI DIACOV


Lucas 13 registra dois casos impressionantes ocorridos em Jerusalém: o primeiro é a morte de alguns galileus cujo sangue Pilatos misturara com sacrifícios judaicos; o segundo é a torre de Siloé que caira sobre dezoito pessoas matando-as. Pergunta o Senhor Jesus, se esses que sofreram a tragédia, eram mais culpados do que os demais habitantes da Palestina. Ele responde que não, e acrescenta: “Eu porém vos digo, se não vos arrependerdes todos de igual modo perecereis”. Há quem afirme ao ver alguma coisa estranha acontecer: “Isso aconteceu porque estão pagando os seus erros que na outra vida cometeram”. A sabedoria ensinada por Deus é jamais fazer afirmações temerárias. Para Deus não há maiores nem menores pecadores; Ele diz que todos pecaram e foram lançados fora da presença de Deus. Certo dia alguém perguntou a Jesus se eram muitos ou poucos que se salvavam ao que Jesus respondeu: “Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lucas 13; 24). Por que não poderão? Porque a entrada no reino de Deus não se consegue sem o arrependimento de pecados.

Alguém disse com muita sabedoria que quando cuidamos do erro do nosso semelhante, esquecemo-nos do nosso próprio; ou apontando com um dedo esquecemo-nos que há três dedos contra nós. O Senhor Jesus ao referir-se a essas tragédias acima mencionadas, quer nos ensinar que todos somos pecadores perdidos e que necessitamos do arrependimento; e que esses tais pereceram nos seus próprios pecados. Não há dúvida de que todos nós vamos morrer um dia; mas antes que a morte chegue, temos que nos reconciliar com Deus: diz a palavra de Deus, “Reconciliai-vos com Deus, pois é uma ordem que Ele dá” (II Cor 5;18e19).Você pode viver bem com uma pessoa com quem tem diferenças, magoas, dívidas ou desavenças? Assim também com Deus a Quem todos nós ofendemos, e com Quem não estamos bem. Deus não tem de que se arrepender, pois a ninguém Ele ofendeu. Quando Adão e Eva desobedeceram a ordem de Deus, foi a Ele que ofenderam. Toda vez que ofendemos uma pessoa passamos a sofrer e também fazemos a pessoa sofrer. Davi com o seu pecado fez a pessoa sofrer. E ele mesmo não teve paz enquanto não pediu perdão a Deus.

Então perecer tem dois aspectos: sofrer aqui e sofrer no além. Aqui, porque o homem passa a perder o sossego. Davi no Salmo 32; 3 diz: “Enquanto me calei envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo dia”.A culpa é um elemento estranho dentro de nós; porém não basta o arrependimento, mas também a confissão e o abandono do pecado, Prov 28;13. Tem havido casos em que a pessoa não suportando a consciência, comete suicídio. E assim levam a dor para o outro lado da vida aonde ela vai se agravar, Marcos 9; 43ª49. Então vem a afirmação de Jesus: “Se não vos arrependerdes todos de igual modo perecereis”. Como podemos perceber esse perecer de Jesus tem dois aspectos: o primeiro pode ser corrigido ainda em vida. Por isso é que o Senhor nos dá a oportunidade de nos livrarmos do sofrimento. Nisto está o perigo da procrastinação, ou deixar para mais tarde; enquanto a sabedoria popular diz: “Não deixe para amanhã o que podes fazer hoje”; e a sabedoria de Deus exorta: “Se hoje ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações” (Hebreus 3;7e8). Então, arrepender hoje ou perecer amanhã?

Será que os galileus e o povo de Jerusalém se arrependeram, ou pereceram igualmente? Não podemos responder taxativamente, mas podemos afirmar que a Terra da Palestina foi invadida, particularmente Jerusalém, no ano 70 A.D pelo general Tito com o seu Exército, ocasião em que pereceram milhares de judeus. Teriam eles partido para o alem: salvos ou perdidos? Paulo em II Cor 6;2 diz: “Eis aqui agora o dia da salvação”. O Senhor Jesus em João 3;36 diz: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”. Então sejam eles ou nós, se partirmos para o alem na condição, de crentes ou descrentes, iremos receber a justa recompensa. E você distinto leitor está perecendo nesta vida pelos seus próprios erros, confesse-os então ao seu ofendido e a Deus em nome de Jesus. Livre-se do seu próprio pecado; porque se assim não o fizer ira perecer pela segunda vez, e por toda a eternidade. Concluindo, arrepender ou perecer, qual é a sua decisão? Vale a pena fazer um exame introspectivo.

Nenhum comentário: