quinta-feira, 2 de agosto de 2007

VENDEDORES DE ILUSÕES

VENDEDORES DE ILUSÕES
Pr Timofei Diacov


Se há ladrões de cargas, é porque há receptadores delas. Se há vendedores de ilusões, é porque há compradores delas. Lembro-me bem do tempo da minha juventude, quando havia os que andavam pela cidade de São Paulo, levando consigo um realejo, com um periquito para tirar sorte. E eram muitos os que acreditavam nessa “sorte”. Existiam muitos outros vendedores de ilusões. A poucos dias passando eu pelo calçadão da cidade de Lins, vi duas ciganas lendo as mãos de dois jovens. Quantos como estes procuram conhecer o seu futuro, se vão ganhar o bolão da loteca, arranjar um emprego; ou ainda uma namorada. Ora, por que tais adivinhadoras não procuram saber a sua própria sorte? Por que vivem dessa maneira, vendendo ilusões? Elas sempre encontram pessoas ingênuas que acreditam em suas mentiras, quando deveriam crer nas promessas de Deus.

Em Atos. 8:9-24 Lucas registra a história de certo Simão que já havia iludido o povo de Samaria com artes mágicas, dizendo-se a grande virtude de Deus, a quem todos atendiam. Vindo, porém, Pedro e João e vendo-o o desiludiram, pois queria ele comprar o poder de Deus, invocando o Nome do Senhor, fazer o povo receber o Espírito Santo, oferecendo muito dinheiro aos apóstolos. Pedro, porém disse que o seu dinheiro ficasse para sua perdição. E no mesmo livro de Atos, 13:6ª12 encontramos um outro mágico, falso profeta, que se cognominava Barjesus, ou seja, filho de Jesus. Esse fato se deu na ilha de Chipre, numa cidade chamada Pafos. Porém Saulo e Barnabé, incomodados com o caso, repreendeu o espírito de adivinhação que o possuía, vindo assim perder essa “virtude”. Diante disso, o próprio Paulo Sérgio, procônsul dessa ilha, converteu-se a Cristo. E assim termina a história desse ilusionista. E no mesmo livro ainda no capitulo 16, encontramos uma outra história de certa jovem, com as mesmas “virtudes”, enganando o povo, dava grande lucro para seus exploradores.

Estes e muitos outros são vendedores de ilusões. E se não existissem compradores, também não existiriam vendedores. Satanás arranjou mais esse meio para desviar o povo da verdade; ou para ser mais exato, está pondo empecilhos para que o povo não venha conhecer a verdade. O Senhor Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (João. 14:6). E em I Timóteo.2v5 diz o apóstolo Paulo:”Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens- Jesus Cristo homem”. Quantos deixam de crer nesta verdade! Acreditam em ilusões, como por exemplo, na existência de mediadores entre Deus e os homens; acreditam em outros deuses; aceitam outros senhores; e assim iludem as suas almas. São verdadeiros compradores de ilusões. E às vezes chegam pagar um preço bem alto. Conforme o ensino bíblico, vão acabar num lugar chamado perdição, separação eterna entre Deus e os homens.

Um outro tipo de ilusão é daqueles que acreditam que, tirando a vida de seus inimigos, vão herdar o Paraíso. Com isso arruínam famílias, destroem cidades; e o pior de tudo isso, é haver quem os chamem de heróis. O mundo fica aterrorizado. Quantas lágrimas são derramadas! Como pode um ser racional aceitar a idéia de que o céu se conquista pelo ódio? O Senhor Jesus disse em João.3:16: “Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna”. Amigo leitor, a salvação é pelo amor de Deus ao homem e do homem ao seu semelhante; como disse Jesus: “amarás o teu próximo como a it mesmo”. Portanto viva a realidade e não a ilusão.

Nenhum comentário: