quinta-feira, 2 de agosto de 2007

NECESSITO, MAS NÃO MEREÇO

NECESSITO, MAS NÃO MEREÇO
Pr. Timofei Diacov

Esta foi a resposta de um aluno dirigida ao seu professor que o presenteara com algumas roupas: “professor eu necessito disto, mas não o mereço”. A história é a seguinte: o professor notando a ausência do menino nas aulas, foi visitá-lo, chegando à sua casa, batendo à porta recebeu uma pedrada na cabeça. No dia seguinte, o professor voltou trazendo um presente, pois notara que seu aluno, se ausentara das aulas por falta de roupas. Esta história ilustra muito bem a situação do homem em relação a Deus, que O magoara com seus pecados. Mesmo assim, Deus continua amá-lo e vê-lo como um pobre necessitado. "Deus prova o Seu amor em que Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores". “porque pela graça sois salvos, mediante a fé; isso não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras para que ninguém se glorie” (Ef. 2vs8e9).

Infelizmente o homem reconhece ser um pobre necessitado; admitindo ao mesmo tempo ser merecedor da graça salvadora de Deus. Por que essa dificuldade? O seu argumento se prende ao fato de Deus o ter criado. Ele entende que Deus tem obrigação de salva-lo. Isso decorre de o homem, não admitir a sua própria culpa,esquecendo-se de que Deus é o ofendido, e o homem é o ofensor. Como podemos estar vendo, a iniciativa é de Deus ainda que ofendido. Isso se conclui de Rom. 3;23: “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Não foi isso que aconteceu no jardim do Éden, quando o homem resolveu desobedecer a ordem de Deus? Hoje ainda ele lança a culpa a Deus, quando diz: “eu não pedi para Deus me criar; nem tenho culpa que Adão pecou: a culpa era dele e não minha”.

O homem se esquece que faz parte da raça humana; e que a escolha de Adão era a escolha da própria raça. O apóstolo João em sua I epístola diz que se alguém disser que não tem pecado é mentiroso; e o Senhor Jesus em João 8;44 diz que o diabo é o pai da mentira; portanto quem mente é filho do diabo. Como então admitir que um filho do diabo seja salvo sem o arrependimento e a conversão a Cristo? Diante do exposto poderá dizer que merece a salvação? Não, o homem é necessitado, mas não merece a salvação. O salmista disse: “eu sou um pobre necessitado, mas Deus cuida de mim”; não é porque Deus cuida de mim, é que Ele tem obrigação de me salvar, e eu vou cruzar os meus braços e aguardar que Ele faça tudo. O meu dever é reconhecer-me necessitado, e culpado.

Então caro leitor, se você ou qualquer de nós fosse salvo, por merecimento, teria de que se gloriar; como Paulo falando de Abraão, diz que se ele fosse justificado pelas obras, poderia gloriar-se diante dos homens e não de Deus. Isto em outras palavras, o grande patriarca Abraão reconheceu a sua culpabilidade, mas não o seu merecimento. Então, que nós também reconheçamos a nossa culpabilidade e a nossa miserabilidade. Se assim é por que permaneceremos indiferentes a tudo isso?

Nenhum comentário: