quinta-feira, 2 de agosto de 2007

QUE FAREI PARA HERDAR A VIDA ETERNA?

QUE FAREI PARA HERDAR A VIDA ETERNA?
Pr. Timofei Diacov


“Aproximou-se de Jesus um jovem, dizendo: Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?”,Mat.19:16. Seria a vida eterna uma herança? Teria Deus criado o reino celestial? Como uma herança para a humanidade? Se fosse Seria para que tipo de pessoas? Não; o reino de Deus não Seria para a humanidade nem para um tipo de pessoa herdar. Ávida eterna que o jovem Rico queria herdar é para OS filhos de Deus; e filhos de Deus são OS que passaram pelo novo nascimento, pois é um presente de Deus, e Deus só presenteia Seus filhos. Por outro lado ha quem pretenda conquistá-lo pelo sofrimento; outros pelas obras que realizam; e outros ainda pelo dinheiro. Lembramo-nos que na década dos anos 50 que certo jornal na capital paulista publicou um artigo com o título: ”Vendem-se cadeiras no céu, pagáveis em suaves prestações”. Não faltou gente que se interessasse pelo assunto.

E hoje haveria gente interessada no assunto? Vejamos a crendice DA humanidade: surge alguém vendendo terrenos em lugares incertos, carros Por um preço muito barato e casas e outros artigos com preços insignificantes. Logo surgem OS compradores e caem “no conto do vigário”. Dizem que quando a esmola é muito grande o santo desconfia. Mas “os santos” de hoje não estão desconfiando. Muitos acreditam na vida religiosa em coisas absurdas, enquanto a Bíblia recomenda ser cuidadosos, prudentes e não ingênuos. Em todos os tempos sempre surgiram os falsificadores da verdade, e nunca faltaram os que se deixaram levar pela mentira. O Senhor Jesus Cristo, respondendo ao jovem rico que O procurou, diz no verso 21 de Mat.19:”Se queres ser perfeito vai vende tudo que tens e dá aos pobres, vem e segue-me e terás um tesouro no céu. Como podemos ver o problema do jovem rico era a riqueza. Então entendemos pela palavra perfeito é a capacidade de se desligar desse amor ao dinheiro ou seja do sentimento avaro.

Precisamos entender que a riqueza além do sustento do homem tem o fim social. No evangelho de Mat.5 Jesus diz:”Sede vós perfeitos Como é perfeito vosso Pai que está no céu, pois Ele faz chover sobre justos e injustos e faz nascer o sol sobre os bons e os maus”. Voltando para Mat.19verso24, Jesus diz aos Seus discípulos que é mais fácil passar um camelo no fundo da agulha; do que um rico entrar no céu: O Senhor usa a palavra rico no sentido de uma pessoa avarenta, mostrando com isso que os imperfeitos terão muita dificuldade de entrar no céu. Uma observação: Dizem os comentaristas que em Jerusalém existe um portão Por onde passam as caravanas; e um pequeno portão que se parece com um fundo de uma agulha. Os que chegavam atrasados encontravam o portão já fechado. Diante disso teriam que tirar a carga do camelo fazendo-o passar Por esse portãozinho.

O Senhor Jesus Cristo não está ensinando que os ricos não serão salvos, pois na Bíblia, há casos de ricos que foram salvos, Por exemplo: Zaqueu o publicano era muito Rico, e, segundo comentários se enriquecera seguindo o caminho da desonestidade. Seja o que for, Ele renunciou metade de Seus bens dando-a aos pobres; e quanto ao que Ele havia defraudado restituía quadruplicado. O que Deus quer do homem é que Ele faça reparos; do contrário não vai conseguir o reino de Deus. Abraão também foi Rico e foi salvo. Noé e família também eram ricos, no entanto foram salvos. Deus salva ricos e salva pobres; perdem-se ricos e perdem-se pobres OS ricos se perdem pela avareza e OS pobres pela incredulidade.

Nenhum comentário: