quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Uma Grande Compra

UMA GRANDE COMPRA
Pr. Timofei Diacov

A palavra grande, pode ter dois significados, quantidade ou qualidade. O apóstolo Paulo diz em I Cor: 6-20: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. E se Deus comprou o homem, pagando bom preço, é porque via nele a obra de Suas mãos. No livro do Apocalipse 14, João descreve o número de 144.000 que foram comprados da terra. Vamos verificar a qualidade deles: no v.4 diz que eles não eram contaminados sexualmente; porque eram virgens, e primícias para Deus. A palavra primicia neste texto quer dizer os primeiros frutos do evangelho de Cristo; e também eles seguiam a Cristo para onde quer que Ele fosse; e afirma que eram comprados para o Cordeiro que é Jesus. No v.5 diz que em sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante de Deus. E no v.1 diz que em suas testas estava escrito o nome de Jesus e do Pai; e isso é para contrastar o nome que o anticristo porá o seu nome na testa ou na mão direita dos seus seguidores. E no v.11 diz que esses que têm o sinal da besta, ou anticristo. Agora vem uma mensagem para todos, no v.7 que diz: “Temei a Deus e daí-lhe glória; porque vinda é a hora do seu juízo. Adorai a Deus”.

Como está o nosso mundo hoje, sexualmente? O casamento é zombado, escarnecido. O namoro é (ficar). Vivem sexualmente como se fossem casados. A tudo isso a Bíblia chama de prostituição ou fornicação, exortando-os que esses tais não herdarão o reino de Deus, colocando-os na companhia de cães e feiticeiros, conforme Apoc: 21-8, e ICor: 6-10. E o é de se estranhar é que esses, na sua grande maioria consideram-se cristãos, querendo herdar o reino de Deus; esquecem-se ou desconhecem a palavra de Deus, que tais pessoas têm o seu lugar reservado no lago de fogo, conforme Apoc: 20-13ª15.

Quanto às suas palavras, não tem nenhuma semelhança com esses chamados primícias; pois de suas bocas só saem enganos palavras pornôs, perversas. E Deus recomenda-nos que nossas palavras sejam sadias. Como podemos ver não há nenhuma semelhança com essa multidão que segue o Cordeiro; pois o próprio Jesus desafiou os seus adversários que mostrassem alguma falha Nele. O texto nos diz ainda, que eles eram irrepreensíveis diante de Deus. Que tipo de cristãos hoje estamos vendo? Pode Deus considerar os cristãos de hoje como tais? É possível que diante dos homens eles o sejam. E diante de Deus?

No verso 3 diz que eles cantavam um cântico que ninguém podia aprender, se não, só os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados na terra. Hoje ouvimos cânticos com letras muito pouco recomendáveis. Muitos cristãos hoje querem trazer o mundo para dentro da igreja, imitando-o em palavras e em melodias; de sorte que, ao ouvirmos certos cânticos, não podemos distinguir entre os profanos e os sagrados: não sabemos se estamos participando de um culto, ou presenciando um show; enquanto a palavra de Deus diz em Rom: 12-2: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”. Conformar é tomar a mesma forma imitar e, igualar-se. O cântico é para louvar, engrandecer, exaltar, glorificar e adorar a Deus. Será que os cultos de hoje têm o objetivo acima mencionado? Será que Deus está se agradando? Será que o mundo olhando para os que se dizem servos de Deus, podem reconhecê-los como tais? Será que podemos ser considerados referência para o mundo? Ou como se costuma dizer: “Agora tudo é igual. Não há mais diferença. Vamos permanecer onde estamos. Não é necessário mudar”. E se assim é, é momento para chorar e não rir.

Voltando para as palavras do apóstolo Paulo que diz que fomos comprados por um bom preço, que preço é esse? O apóstolo Pedro em sua I epístola 1:vs18-19 diz: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo”. E como disse Paulo, “glorificai, pois a Deus no vosso corpo e na vossa mente”. Estamos nós efetuando boas compras para enriquecer as nossas almas? Que preço estamos pagando para que as nossas vidas sejam agradáveis a Deus? Não esqueçamos de que as coisas excelentes têm um alto preço. E também não pode existir para Deus coisa mais excelente do que uma vida dedicada inteiramente a Ele. É difícil ou impossível ser assim? Então voltemos os nossos olhares para Rom: 8-32 que diz: “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes O entregou por todos nós, como nos não dará com ele também todas as coisas?” “Temamos a Deus, e demos-lhe glória; porque vem chegando a hora do seu juízo. Adoremo-LO porque Ele fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas”. A Deus toda a glória, porque fomos criados por Ele e para Ele amém!

Nenhum comentário: