quinta-feira, 2 de agosto de 2007

REZA MILAGROSA

REZA MILAGROSA
Pr. Timofei Diacov


Quando o Senhor Jesus cristo quis ensinar aos seus discípulos a orar, se lembrou de um pedido deles, pois quiseram que o fizesse como João Batista fazia com os seus discípulos, ensinando-os a orar: “Senhor ensina-nos a orar como João Batista fazia”. Em Mat.6:9ª13, então Jesus lhes deu a oração modelo. Não a deu para ser repetida como papagaio. Nessa oração Jesus lançou as bases, através das quais nós pudéssemos falar com Deus. Quando um alfaiate ou uma costureira querem costurar, colocam o pano sobre a mesa, e sobre o pano o molde e cortam e costuram: não costuram o molde, mas sim o pano. Assim também Jesus quer que usemos o seu molde ou modelo, que é a Oração do Pai Nosso que está escrita em Mateus: 6 de 9 a13.

Entretanto para muita gente tem sido “Reza milagrosa”. Por que é assim? Porque ela está sendo usada para todas as finalidades: em velórios é usada para produzir a salvação da alma do falecido; quando vai começar o jogo de futebol, o fazem para que o seu time ganhe; e assim a repetem em outras ocasiões, querendo sempre ser abençoados. Diante disso deixa de ser uma oração para ser uma reza. Então chamamos de “Reza Milagrosa”, que de milagre não tem nada. Não é por AI que se conseguem alcançar milagres. Deus pode operar milagres, mas não por esse meio.

No mesmo evangelho 6,7 Jesus diz: ”e orando, não useis de vãs repetições, como os gentios que pensam que por muito falar serão ouvidos”. E quem são esses gentios, se não as pessoas que desconhecem o evangelho de Jesus Cristo. Você já se imaginou estar diante do rei para lhe fazer um pedido, fazendo-o muitas vezes? Não tenha dúvidas de que o rei chamará o seu segurança e o encaminhará para um psiquiatra. E não é assim que muitos fazem com Deus quando repetem a oração do Pai Nosso em todas as ocasiões, como se fosse uma “Reza Milagrosa”? E no verso 8 de Mateus 6 Jesus diz:”não vos assemelheis a else, pois o vosso Pai sabe o que vos é necessário”. Jesus deseja que sejamos pessoas racionais. Ele quer que as nossas orações sejam claras, definidas e objetivas. Se seu filho está com fome ele pede comida; e se está com sede pede água; e se quer sorvete, pede sorvete.

Assim temos que ser com Deus. Não adianta repetir a oração do Pai Nosso, ou como alguns prefere Oração do Senhor; pois Ele quer seguidores inteligentes; seguidores que saibam o que estão necessitando, e que peçam exatamente o que precisam. Como foi dito acima essa oração é modelo. Em João 14:14 Jesus diz:”E tudo que pedirdes a meu Pai em meu Nome, eu o farei. A oração só tem uma direção: a pessoa do Pai; e um só Nome que é o de Jesus. Uma pessoa já falecida não pode ouvir a petição de ninguém. Mas Deus pode e nos atende. Portanto, demos de mão dessa”Reza Milagrosa”, que de milagre nada tem, nada pode e que só engana a pessoa.

Nenhum comentário: