RELIGIÃO DE SEGUNDA MÃO
Pr Timofei Diacov
Religião,como certamente todos sabem,tem origem na palavra latina religari que, por sua vez, quer dizer aquele que foi religado, ou o verbo religar. O homem assim que foi criado, estava ligado ao seu Criador, ligado a Deus. Mas, a partir do momento em que resolveu dar ouvidos à voz do enganador, foi desligado DELE. O homem está desligado de Deus. Por isso necessita urgentemente religar-se; do contrario, vai permanecer perdido. Deus já de antemão lhe dissera que a desobediência o levaria à desgraça, à morte, à condenação. Portanto, a queda se deu não por ter-lhe faltado aviso; este lhe for a dado.
E agora José? Que devo fazer me voltar para Deus? A resposta Deus a deu assim que houve queda. Mas, o homem aceitou? Apropriou-se dela? O homem passou a seguir símbolos, apenas símbolos. Os ensinos de Deus foram deixados de lado. Ele quer viver de símbolos, nada mais. Para ter Paz, ele prefere usar roupas brancas e não aceitar a Paz de Jesus que disse: ”Deixo-vos a minha Paz; não vo-la dou como o mundo a dá”, Jô.14. A religião verdadeira é estar em plena comunhão com Deus. Mas, o homem prefere manter os símbolos. Perguntado a uma pessoa o que significa deixar de comer carne, a sua resposta foi: “Eu tenho fé em Deus”.
Perguntado a uma jovem sobre porque ela jogou três montinhos de terra no caixão do falecido, a sua reposta foi: “Não sei, eu faço isso porque vejo todos fazerem o mesmo”.Perguntado porque não comia carne na sexta-feira Santa, a resposta foi:”Eu sigo a religião dos meus pais”.E assim a coisa vai caminhando sem conhecer o seu sentido.Não seria isso uma religião de segunda mão? É o que se costuma dizer: ”Maria vai com as outras”. Muitos outros fazem práticas semelhantes. Fazem longas caminhadas. Outros se abstêm de certos alimentos. Outros guardam certos dias. Outros comem bacalhau. Já imaginaram a dificuldade pelo preço que se deve pagar a esse produto? Outros fustigam o seu próprio corpo, fazendo-o sangrar. Por que tudo isso? Porque ignoram, certamente, os ensinos bíblicos, os ensinos divinos. Ignora o que Deus disse pelo profeta Oseías: ”Misericórdia quero e não sacrifício”. O ser humano come a casca e joga for a a fruta. E por que assim? Certamente ele acredita que a vitamina está na casca. “Conhecemos uma pessoa, depois de termos falado, tentando explicar que é religião, verdade, ouvimos dela a resposta: “Quero morrer na religião de meus pais“. Que pena: Deveria querer viver e não morrer.
Religião de segunda mão jamais levará o homem a Deus. Jamais levará o homem para o céu, ou de Volta para Deus. Religião é vida. É certeza da salvação. É comunhão íntima e perfeita com Deus. Religião é santidade. Religião é questão racional, é o homem saber o que está fazendo e para que esteja fazendo. Religião é conhecer o caminho de Volta para a pátria celestial. Religião é saber donde viemos e para onde estamos Indo com toda certeza. Religião não é pro - forma; religião não é símbolos e sim, realidade. O homem precisa deixar de viver de símbolos para viver de realidade, e realidade evangélica, realidade bíblica.Enquanto não for assim,continuará sendo religião de segunda mão. Jesus em João17:3 diz: E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviaste. Qual é a sua religião? Qual é a minha religião? Qual é a nossa religião? Religião é a minha experiência com Deus e não a de outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário