quinta-feira, 2 de agosto de 2007

O PASTORADO NÃO DÁ FUTURO

O PASTORADO NÃO DÁ FUTURO
Pr. Timofei Diacov

Esta foi a declaração que ouvi de alguém. Que se entende por futuro? Ter um grande emprego com um grande salário?

Ter dinheiro nos bancos? Sou pastor a quarenta e nove anos. Digo com profunda convicção que o pastorado dá futuro; porque 1- o único ofício que objetiva povoar o reino do céu. Quanto vale uma alma? É o maior tesouro da terra. Tenho visto jovens que vão para o seminário, se preparam, e depois vão exercer advocacia magistério ou chefe de vendas. O pastorado passa a ser-lhes “bico”, ao invés de um ministério, que é um sacerdócio. Tenho a impressão que ainda não entenderam o sentido do pastorado, quem os chamou o porquê e para que. Parece que não sentem entusiasmo de ganhar almas para Deus, esquecendo-se de que desta vida nada levaremos, a não ser os bens morais e espirituais. Jesus recomenda ajuntar tesouros no céu; e Salomão diz que “quem ganha almas sábio é”. Em 1.976 Deus nos deu a graça de encaminhar 1.500 almas para o céu. Nenhuma destas ganhamos para nossa igreja.

2- Porque o nosso Patrão é Jesus. O salário que o pastor recebe não é da igreja, pois os dízimos são do Senhor. Além disto, o pastor não vive com o dinheiro de igreja, uma vês que Jesus declarou: ”digno é o obreiro do seu salário”; logo, ele vive do seu dinheiro. Ele deve viver com dignidade do que lhe faz jus, ou seja, do salário. Em última análise, quem cuida do obreiro é Jesus Cristo através da igreja; e também quem o remove de um pastorado para outro, é Ele mesmo. É Cristo quem dirige pelo seu espírito a igreja. Entretanto quando a igreja entende que ela mesma é “dona do seu nariz”, então passa a criar confusão. A igreja não manda no pastor nem o pastor manda na igreja. Jesus é o Patrão, é o Senhor da igreja e do pastor. Ele prove o sustento para a igreja e ao obreiro. Quando falta o sustento para o pastor da parte da igreja, Jesus lhe provê de outro lugar, como no caso do profeta Elias que os corvos o sustentavam de pão e de carne. O pastor ganhe pouco ou muito, vem a calhar no que Paulo diz: ”quer comamos quer bebamos somos do Senhor”. O PASTORADO DÁ FUTURO SIM.

3-Porque através do pastorado ganhamos amigos mais chegados que irmão. Em todas as igrejas, que fui pastor, granjeei amigos assim. A nenhuma dessas igrejas deixei de visitar e pregar no seu púlpito. Amo a todas elas sinceramente, e gosto de ser pastor. Depois da minha partida, se houvesse retorno e Jesus me perguntasse o que é que eu gostaria de ser, a minha resposta seria: quero ser pastor! O pastorado é bom, não obstante os espinhos, pois, a esses, Jesus remove derramando em seu lugar o remédio da sua graça. Que são esses espinhos comparando-os com a glória do ministério pastoral? Jesus recomenda granjear amigos com as riquezas desta vida. E quantos granjeiam inimigos pela retenção delas, visto que elas falam mais alto às suas almas do que as riquezas morais e espirituais. A alma mesquinha sofre prejuízos espirituais e morais.
Como é bom granjear amigos! Ó Deus ajuda-me a ser uma benção através do pastorado! Concluindo, deixo um apelo aos jovens que se sentem vocacionados para o pastorado e ainda não adquiriram confiança no Grande Patrão, para que aceitem o chamado divino e entrem no Ministério Pastoral com fé, coragem e confiança nesse ministério. Não há promessas de regalias nesse ministério; mas a graça de Deus. Portanto o MINISTÉRIO PASTORAL é o único que dá lucro, ainda que eu esteja hoje com oitenta anos de idade

Nenhum comentário: