quinta-feira, 2 de agosto de 2007

EU NÃO CREIO NA BÍBLIA

EU NÃO CREIO NA BÍBLIA
Pr. Timofei Diacov

Eu não creio na Bíblia, disse-nos um amigo. Muitos fazem o mesmo, argumentando que a Bíblia foi escrita por homens, e em papel; e como todos sabem, o papel aceita tudo; e o que é feito pelo homem nem sempre é perfeito. Entretanto nós queremos usar estes mesmos argumentos para provar que a Bíblia é a palavra de Deus, livro de inspiração divina. I. Papel aceita tudo. Quanta coisa é feita de papel e nós aceitamos; por exemplo: livros, jornais, documentos, escrituras de propriedades, tratados de nações, da presidência da republica, de governos estaduais, municipais, etc. será que não merece esses escritos confiança? Claro que sim. Por que então a palavra de Deus não possa ser escrita em papel? Ou será que deveria ser escrita em prata ou ouro? Se assim fosse quem poderia ter um exemplar dela? Portanto se muita coisa pode ser escrita em papel, por que não a Bíblia também? Ela pode e deve ser escrita para que esteja ao alcance de todos. Graças a Deus que Ele deu ao homem sabedoria para fazer da madeira papel e por meio dele poder comunicar-se com seu semelhante; e poder Deus também ter a Sua palavra, palavra divina, e Se revelando à humanidade. Portanto o homem deveria se curvar diante de Deus e dar-Lhe graças por ter a palavra de Deus em papel.

II. Será que vamos querer que a Bíblia tenha sido escrita por Deus? Um governante quando quer mandar uma mensagem para seus súditos, será que vai ter que assentar-se junto à mesa para escrever? Ou não tem ele os seus secretários para escreverem o que ele diz? Ora, se entre os homens é assim que funciona um governo, Deus também tem os seus profetas, escribas e apóstolos. Deus nunca vez e jamais fará aquilo que está ao alcance do homem fazer. Onde cessa o poder humano, aí começa atuar o poder divino; pois Deus não quer que o homem alimente ociosidade. Na Bíblia, encontramos no livro de Êxodo apenas uma vez Deus escrevendo com Seu próprio dedo nas duas placas de pedra, os Seus Dez Mandamentos. O restante foi o homem que escreveu. Diz o apóstolo Pedro que: “nem uma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (II Pedro: 20e21). Portanto a Escritura é completa, que não tem nada a acrescentar e nem tirar, pois ela não contem a palavra de Deus e sim, é a própria palavra divina.

E por falar em acrescentar ou retirar diz o Senhor Jesus: “Por que eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro”(Apoc.22:18e19). Como podemos ver nestas palavras, a Bíblia é um livro de Deus ditado pelo Seu Espírito Santo; e que não admite coisa alguma a ser acrescentada ou retirada. O apóstolo Paulo diz a seu discípulo Timóteo: “Toda a Escritura é divinamente inspirada e é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. E se assim é, por que não aceita-la como tal? Visto ser o único livro que muda uma vida, uma sociedade, os costumes e transforma o caráter do próprio homem? Qual é o livro mais divulgado no mundo do que a Bíblia e que opera tantas maravilhas? Não existe outro. Portanto louvemos a Deus por ter permitido chegar ela até nós. Deixemos de lado esse espírito maligno de combatê-la.

No mundo os maiores e mais sinceros estadistas, cientistas e historiadores têm apreciado e feito belas considerações a respeito da Bíblia. Como alguém que desconhece uma obra, pode combatê-la? Isso seria uma tremenda ignorância, uma estupidez. Há quem combata a Bíblia dizendo não estar ela em harmonia com a ciência. E se não está, alguma coisa deve estar errada: a ciência e não a Bíblia. A igreja Romana, quando a Bíblia não responde certas questões, então ela mesma procura responder, apelando para a tradição. Isso em outras palavras é cair no erro mencionado em Apoc. 22:18e19, que proíbe acrescentar ou diminuir. Leiamos o livro dos Salmos, especialmente o 19 que chama a Bíblia de favo de mel, por causa de sua doçura. E outro Salmo diz: “Oh! como eu amo a tua palavra; é a minha maior alegria”. Portanto, eu creio na Bíblia, por isso e mais do que isso. E você crê na Bíblia? Você a conhece? Portando quem não a conhece e não a lê está perdendo o maior tesouro da vida.

Nenhum comentário: