quinta-feira, 2 de agosto de 2007

EXISTE INFERNO? ONDE FICA?

EXISTE INFERNO? ONDE FICA?
Pr. Timofei Diacov

Esta foi a pergunta que certo ateu fez a um pregador do evangelho. E a sua resposta foi: “Ele existe, e fica no fim de uma vida sem Deus”. Por outro lado há os que dizem que o inferno é esta vida. Se é esta vida, bom seria deixá-la .Mas, para onde irão os que assim pensam? Esses fazem como certo ateu que afirmava que Deus não existe, mas na hora da dor, a Ele clamou. Ainda bem que isso ele fez. Os que dizem que a vida é um inferno, ou que o inferno fica aqui, por que então correm ao médico quando ficam doentes? É porque não querem deixar este “inferno”, pois ele é tão bom! Mas, quem foi que dele falou? Não foi Jesus? O mesmo Jesus que falou dele, falou também do céu. Por que crer num e desprezar o outro? E disse que ambos são eternos; veja em Mat.25:41e 46. Afinal, cremos ou não na Bíblia? Ela é ou não é a palavra de Deus? E se nela não crermos, creremos em que? Ou em quem?

A palavra inferno em o Novo Testamento é tradução da palavra geêna que por sua vez é derivada ou formada de duas palavras gregas gê mais a palavra Hinon. Gê quer dizer terra, e a palavra Hinon era um Nome de certo homem de Israel. Então era o vale dos filhos de Hinon, onde eram lançados lixos e corpos de animais mortos, que eram queimados dia e noite. Então o Senhor Jesus Se serviu disso para mostrar que o lugar de perdição será assim: ”Onde o bicho não morre e o fogo não se apaga”. Assim se formou a palavra geêna. Veja em Mar.9:43-48. A Bíblia diz que Deus é justiça, amor e santidade. E se assim é, Ele não poderá cometer injustiça. Ele ama o pecador, mas aborrece o seu pecado. Ele fez expiação do pecado pela morte de Seu Filho. Por que assim o fez? Fez porque amava o homem e não queria que este fosse para esse lugar de perdição eterna. Não fosse isso, não teria vindo ao mundo para sofrer.

Céu é lugar de santidade, e pecado lá não pode chegar. E diz a palavra de Deus: “Sem derramamento de sangue não há remissão” (Heb. 9:22).Santidade e impureza não tem comunhão. E Deus é Santo. Na terra todos clamam por justiça, ou punição dos criminosos. E Deus sendo perfeito em justiça, não o faria? O Dr. Oswaldo Smith escrevendo disse: ”O inferno é o hospício do universo”: cadeias dos rebeldes, incrédulos, dos que rejeitam o amor de Deus, e o sacrifício de Seu Filho. E salvação só se entende à luz da existência do inferno, ou separação eterna. Se o inferno não existisse não haveria porque falar do céu ou da salvação; não teria sentido o sacrifício de Jesus. A incredulidade é a maior ofensa contra Deus. Muitos acreditam que a terra é um lugar de purificação dos pecados por isso admitem a doutrina da reencarnação. Inferno não tem a função de purificar pecados e sim de puni-los. O mal feitor que estava ao lado de Jesus na Cruz, foi viver com Ele nessa nova sociedade que chamamos de céu. Jesus expiou os pecados dele, mas uma vez que no céu não pode entrar pecado.

No velho Testamento, a palavra inferno era a tradução da palavra Seol, que por sinal não é correta. Em algumas versões no Novo Testamento essa mesma palavra é vertida para a palavra Hades que algumas versões traduzem por o mundo dos mortos como podemos ver no Salmo. 16:10 e Atos.2:27. Se Hades se traduz por inferno, como entender que Jesus foi para lá? Então Hades é o mundo dos mortos, que nós entendermos ser, estado intermediário entre a morte e a ressurreição. Muitos tropeçam nas palavras: ”Os ímpios serão destruídos” e “Os ímpios se tornarão cinzas debaixo da planta de vossos pés, pois entendem como extermínio completo. Por isso rejeitam a palavra inferno como castigo eterno, esquecendo-se de Mat. 25:41-46 que fala de tormento eterno.Quem foi extinto não pode ser atormentado eternamente. Concluímos que o inferno que é geêna é também lago de fogo, como diz Apoc.20:15.

Um comentário:

Jeferson disse...

Pr Timofei,
quanto ao julgamento e o castigo p/ os que morreram sem Cristo, seja ele um "bom homem que viveu com padrões morais", e outro que cometeu assassinatos, estrupos e etc, vai haver o mesmo julgamento e o mesmo castigo ou haverá niveís diferentes de tratamento no lainferno ou lago de fogo.