quinta-feira, 2 de agosto de 2007

EU ADMIRO MUITO O APÓSTOLO PEDRO

EU ADMIRO MUITO
O APÓSTOLO PEDRO
Pr. Timofei Diacov
A Bíblia nos recomenda em tudo dar graças: tanto pelo bem como pelo mal, que nos acontece. Recomenda também amar nosso semelhante como a nós mesmos. A tendência humana é sempre atentar para os defeitos menosprezando as virtudes. Pedro tinha defeitos? Tinha virtudes? Dizem que o verdadeiro amigo é aquele que conhecendo os defeitos, ainda ama. O “Senhor Jesus Cristo chamou Pedro de Satanás dizendo,” para “trás de mim Satanás”. Seria isso defeito do apóstolo? Mesmo assim Jesus o amava. Doutra feita “o apóstolo Paulo diz que Pedro era homem repreensível, por isso”. “Resistiu-lhe na cara”. Estaria ele menosprezando seu colega de apostolado? O próprio Pedro escrevendo, diz que Deus havia dado a Paulo sabedoria para escrever coisas profundas, que os incrédulos não as entendendo, as desprezam. Como podemos ver Pedro e Paulo sabiam apreciar um ao outro sem menosprezar por faltar-lhe virtude.

Deus conhece as nossas virtudes, e sabe muito bem elogiar-nos como fez àquela mulher cirofenicia: ”mulher, grande é a tua fé, seja feito como creste”. O mesmo aconteceu com o centurião romano, ao dizer-lhe: ”Nem mesmo em Israel encontrei tanta fé”. Voltando ao apóstolo Pedro, vemo-lo negando três vezes a Jesus. Mas Jesus, sempre paciente agiu com muita sabedora, tratando bem os Seus seguidores: haja vista a recomendação que lhe vez mais tarde dizendo:”Quando te arrependeres cuida de teus irmãos”. Ora, se Jesus assim agiu, devemos nós também imita-Lo: coisa que nem sempre acontece. Eis porque posso dizer que admiro Pedro, o apóstolo, pois recebendo muitas vezes repreensões, sempre as recebeu com muita humildade. Devemos agradecer a Deus quando somos advertidos por alguma falha nossa, pois advertências nem sempre são para nos prejudicar, mas muitas vezes para nos ajudar. Quem é verdadeiro amigo sempre age assim, isto é, para nos favorecer dizem certas verdades.

No tempo dos apóstolos, de quando em quando, surgiam rusgas, ou desentendimentos; e algumas vezes o desejo de serem grandes, havendo até manifestação sobre qual deles parecia ser o maior. Mas Jesus conhecedor dos pensamentos, sabia como lidar com eles, dizendo-lhes quem, quiser ser o maior seja o servidor. O Senhor jamais permitiu que qualquer deles fosse exaltado, contando parábolas nas quais continha a lição sobre ser humilde dizendo: ”Quem se exaltar será humilhado; e quem se humilhar será exaltado”. Em outra ocasião quando fossem exaltados pelos homens tomassem muito cuidado: isso era em tom de advertência para que não se deixassem enganar. Em todos os tempos o ser humano tem vivido circunstancias assim, ou seja, de passar pela prova de se envaidecer.

Hoje há quem pensa que Jesus atribuiu a Pedro poderes de ser o maior, ou o chefe de Sua igreja, quando lhe disse: “Tu es Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela”. Verifique isso em Mat.16:13ª17. Como podemos ver Pedro em uma de suas epístolas diz que nós somos pedras vivas edificando um edifício sobre o alicerce que é Jesus a rocha. Estas palavras mostram a compreensão de Pedro a respeito do assunto, Cristo é o fundamento da igreja e não Pedro. Como Pedro, nenhum outro apóstolo teria condições morais e espirituais de ser chamado o chefe da igreja universal, nem mesmo a pedra sobre a qual Jesus pudesse edificar a Sua igreja. Podemos ler as epístolas, e mesmo as de Pedro e não encontraremos nem um ensinamento sobre o assunto de ser qualquer dos apóstolos ser o maior, ou mesmo o fundamento. Todos eles se preocuparam em exaltar o nome de Jesus Cristo. Se Pedro pudesse voltar à vida a primeira coisa que ele faria lançar um protesto contra os que estão querendo endeusá-lo. Por isso e mais que isso eu admiro o apóstolo Pedro

Nenhum comentário: