quinta-feira, 2 de agosto de 2007

COMER CARNE E BEBER SANGUE

COMER CARNE E BEBER SANGUE
Pr. Timofei Diacov

“A carne de Cristo é comida e o Seu sangue é bebida, e o resto é conversa fiada”; foi o que lemos no jornal em Penápolis na década de 60, no qual escrevíamos, a pedido do então prefeito Edson João Geraissate.Sem dúvida ele o disse, ou escreveu assim por desconhecer completamente a palavra de Deus.Vamos fundamentar na Bíblia o que vamos dizer.Em João.6:54 lemos:”Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia”. Uma leitura corrida pode nos fazer entender erradamente a palavra de Deus. A leitura tem que ser feita com muita calma, comparando palavra por palavra sempre à luz do contexto; porque do contrário, poderão surgir heresias; e o povo que não se dá ao trabalho de ler e estudar, acaba aceitando como doutrina.

A carne a que se refere Jesus é o Seu corpo que seria dilacerado na crucificação. E no verso 60, diz que “muitos dos seus discípulos ouvindo isto diziam: duro é este discurso; quem o pode ouvir?” Interpretando literalmente estas palavras, o discurso de fato se torna duro de ser ouvido; e não somente ouvido, mas também engolido. Comer a carne de Jesus?! Beber o Seu sangue?!_Essa não; essa não dá para aceitar. Certamente era isso que passava na mente dos seus discípulos. E no verso 58 Jesus diz: ”Eu sou o pão que desceu do céu... quem comer deste pão viverá para sempre”. E no verso 55 diz: ”Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida”. Eles devem ter pensado: ”Ah! Não dá para aceitar. Como poderemos comer a Sua carne e beber o Seu sangue? Será que Ele está querendo ensinar-nos a antropofagia?”. E no verso 52 diz o evangelista: E disputavam, pois os judeus entre si dizendo: Como pode ele nos fazer comer a sua carne?”.

Este pensamento começou também a afetar os doze apóstolos. Por isso Jesus os chamou e lhes fez esta advertência: ”Não murmureis disto”. E no verso 63, diz: “o espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que vos dize são espírito e vida”; e no verso seguinte diz:”Mas alguns de vós não crêem”. O Senhor Jesus está usando um tipo de parábola; pois a Sua carne,como dissemos, seria dilacerada. Ele seria crucificado. Então aquele que cresse na possibilidade de alcançar a salvação, teria que crer também que ela é produto ou resultado de uma vida entregue totalmente à morte. Então quem crê Nele é como se estivesse comendo a Sua carne e bebendo o Seu sangue. Então quem aceita esta verdade tal como está escrita é salvo; e não é, “conversa fiada”, como dize a pessoa acima citada. Deus não está brincando e nem falando,”abobrinhas”, como se costuma dizer. É necessário crer, e crer de coração.

Quando o Senhor Jesus instituiu a Ceia do Senhor, ordenou-nos que a celebrássemos anunciando a Sua morte. Ele deu o pão, depois de partido e o cálice, dizendo: ”Fazei isto em memória de mim” (I Cor. 11:25). Então memória só se faz na ausência de alguém. Portanto Jesus Cristo não está presente no pão nem no cálice, mas em espírito. O apóstolo Paulo em I Cor.11:19, diz:”Importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem”. E hoje muitas seitas aceitam e praticam tais heresias ensinadas por certos “teólogos”. Por isso é necessário muito cuidado, pois elas penetram com muita facilidade nas igrejas. Aliás, a Bíblia nos adverte do perigo daqueles que retiram palavras dela, e de outros que acrescentam palavras. Esses tais receberão a recompensa de punição de seus atos. Podemos dizer ainda do perigo de outros mudarem o sentido das palavras. Que Deus nos livre desse mal.

Nenhum comentário: