segunda-feira, 5 de março de 2007



A VOLTA DO EGITO
Pr. Timofei Diacov



"Morto Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu num sonho a José no Egito, dizendo: Levanta-te, toma o menino e a sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino. Então ele levantou, tomou o menino e a sua mãe, e foi para a terra de Israel" Mateus 2,19-21. De que serviu a Herodes a matança dos meninos de Belém? De nada, pois a morte veio buscá-lo também. Segundo a narrativa, havia mais inimigos, que também morreram, e foram prestar contas ao Supremo Juiz, de cujas mãos ninguém escapará. Não sabemos quem eram esses outros inimigos; certamente os envolvidos ou os seus conselheiros.Para Herodes e os seus comparsas não houve nenhum proveito, e muito menos para as mães, cujos filhos barbaramente foam assassinados. Há um provérbio que diz que, quem abrir uma cova, nela cairá. Aliás, essa verdade proverbial tem se cumprido através dos anos, pois é uma verdade incontestável. A família real voltou à terra de Israel; mas sabedora de que o filho do criminoso Herodes reinava em lugar do pai, temeu ficar lá, para onde havia regressado, ou seja, para a terra da Judéia, mas foi habitar no norte do país, nas partes da Galiléia, numa pequena cidade chamada Nazaré, donde surgiu o seu apelido de nazareno, ou Jesus Nazareno, ou Jesus de Nazaré. Aliás, esse fato era uma previsão profética que dizia que "ele será chamado nazareno".O profeta Oséias também tem uma profecia que diz "do Egito chamei o meu filho". Esta profecia refere-se ao regresso de Jesus da terra do Egito, e refere-se, também, à saída de Israel dessa mesma terra, através da firme liderança de Moisés, donde descende, segundo a carne, o próprio Jesus. Conhecer as profecias do Antigo Testamento, comparando-as com aquilo que se deu no Novo Testamento, é coisa muito importante na compreensão de certas verdades. O Senhor Jesus foi criado, ou cresceu e foi educado nessa terra, onde, por certo, aprendeu o bom ofício de carpinteiro. Deve ter sido um excelente oficial, pois o chamavam de o Filho do Carpinteiro e o Carpinteiro.Nessa mesma localidade ele deve ter feito o seu curso primário, aprendendo as primeiras letras. E aos doze anos de idade ele foi até Jerusalém, onde foi apresentado, primeiro aos oito dias para ser circuncidado, e depois, como membro da Casa de Israel, onde o adolescente, com essa idade, lia, publicamente, o Rolo da Lei. E, ao regressarem, depois das festividades, seus pais o perderam e depois de três dias o encontraram discutindo com os doutores da lei, interrogando-os, ao ponto de lhes causar grande admiração. Eis, em linhas gerais, a vida do maior homem que já apareceu nesta terra - Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, o nosso Mestre, o nosso Guia, o maior amigo que temos.Caríssimo leitor, era isto mesmo que você sabia sobre Jesus? Recomendamos-lhe que leia e estude a bíblia, porque ela é a palavra de Deus. Fazemos votos de que Ele seja tudo isso para você. Que você o ame e o sirva. Conheça a Jesus, o seu nascimento, a sua vida, o seu ministério e os seus ensinamentos sobre a redenção da humanidade, e sua própria redenção, leitor. Que Deus o abençoe.

==============
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: