segunda-feira, 5 de março de 2007



OURO, INCENSO E MIRRA
Pr. Timofei Diacov



"E vendo eles a estrela, alegraram-se com grande alegria. E entrando na casa, acharam o menino com sua mãe Maria; e, prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra". Mateus 2,10-11. O verdadeiro cristão ama a Deus. E o verdadeiro amor se expressa em dar, e dar sempre do melhor, pois o sentimento orgulhoso, vaidoso e a avareza não tem guarida em seu coração. O mundo nosso caracteriza-se pelo sentimento de ganância, egoísmo, avareza. E, mesmo no mundo chamado cristão, tais sentimentos, de uma boa parte das pessoas, ainda não foi desarraigado. Certamente que ainda não se operou a verdadeira conversão a Deus, não houve aquilo que a bíblia chama de regeneração, mudança de procedimento.

Ouro, incenso e mirra foram as dádivas dos magos do Oriente, que vieram efrentando a distância longa, a poeira, as chuvas, os ventos, subindo e descendo montanhas, montados sobre lombos de camelos, para trazer a sua dádiva a Jesus Cristo, o Messias de Israel. Não sabemos quantos eram, mas sabemos que eram magos, e não reis. O que importa é que trouxeram as suas dádivas a Jesus Cristo, expressão do seu reconhecimento, do seu maior interesse, do seu amor. Quem ama de verdade dá, e dá com medida bem sacudida e recalcada. E quem não ama expressa a sua mesquinhês.

O que é que hoje podemos dar a Jesus? No dia do Natal, todos recebem presentes, menos Jesus. E o que é que Ele requer de nós? O que é que podemos e devemos dar-lhe? Alguém poderia dizer"Nada temos e nada podemos dar, primeiro porque vivemos uma vida apertada e minguada. Em segundo lugar porque não o temos mais conosco. Ele já viveu a sua vida, morreu e ressuscitou dentre os mortos e foi para o céu. Portanto, está longe de nós e do nosso alcance em fazer-lhe qualquer coisa." Na verdade isso não é procedente. Hoje podemos e devemos fazer-lhe algo muito importante. O que?

Ele disse: "Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos". E disse mais: "Quando fizerdes a um destes pequeninos, que temem o meu nome, a mim o fizestes. E quando deixastes de fazer a estes, a mim o deixastes de fazer". Quanta gente morrendo de fome, enquanto outros vivem na opulência! Quantos não têm o que vestir e onde morar, enquanto milhares vivem nos palácios, ganhando salários exorbitantes, vestindo-se, como diz Lucas 16, de púrpura e linho finíssimo. Podemos e devemos servir a Jesus com ouro, incenso e mirra, com o mesmo desprendimento e amor a Deus.

==============

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: