segunda-feira, 5 de março de 2007



A FUGA PARA O EGITO
Pr. Timofei Diacov



"E levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito" Mateus 2,14. Assim como o Senhor, em sonhos, apareceu aos magos, apareceu também a José, dizendo-lhe que fugisse para a terra do Egito, porque Herodes procuraria matar a criança. Nesta história vemos como a mão de Deus dirigia tudo. O ouro, o incenso e a mirra, que os magos lhes ofertaram, servia aogra, como recurso para a sua manutenção por algum tempo em terra estranha. Enquanto lá estivessem, Herodes, furioso, faria de tudo para localizá-lo, a fim de tirar-lhe a vida. Os meninos inocentes de Belém seriam sacrificados barbaramente pelo sanguinário rei.José e Maria deveriam ficar no Egito até a morte de Herodes, pois todo criminoso tem o seu fim, e fim bem trágico também. Há poucos dias foi seqüestrado mais um empresário brasileiro, ocasião em que os bandidos exigiam uma grande soma de dinheiro em dólar. Tudo foi descoberto, inclusive outras atrocidades cometidas por eles. Eles serão agora julgados e postos na cadeia. E se não se arrependerem, no dia do Grande Juízo Final, serão julgados e condenados pelo supremo juiz, que é Deus. Desse ninguém escapará, diga-se de passagem. E, depois de mortos os seus inimigos, eles voltaram do Egito, e foram habitar em Nazaré.Deus não extermina, agora, com o mal, mas concede-nos a defesa. Como observamos, ele não evitou que Herodes praticasse crimes contra os meninos de Belém, e não permitiu que Jesus fosse sacrificado antes do tempo; mas deu-lhe os meios de sobreviver na terra estranha. Isso nos faz lembrar o fato ocorrido a Israel, quando vinha do Egito em direção a Canaã. Por onde passavam havia serpentes venenosas que, mordendo-os, a muitos abatia. O povo clamou ao Senhor e Ele não exterminou esses répteis venenosos, mas deu ao povo o meio de se defenderem. Mandou a Moisés que erigisse um poste e colocasse sobre ele uma serpente de metal, para que, o que fosse mordido, olhando para ela, fosse curado.É possível que enfrentemos hoje certos males, e que, pedindo a Deus que os afaste de nós e que ele, Deus, não nos atenda. Mas ele poderá nos dar os meios de nos defendermos desses mesmos males. Por isso, toda glória e honra devem ser dadas a ele, e jamais devemos recriminá-lo ou culpá-lo de alguma coisa. Por que é que ele permitiu tais serpentes a Israel? Por que é que ele permitiu que Herodes fosse tão cruel assim? Hoje podemos não entender, mas um dia entenderemos. José, Maria e Jesus foram morar no Egito até que os seus inimigos morressem. Os planos de Deus devem ter continuidade.Amigo leitor, terá você passado por momentos semelhantes aos que essa família real passou. Terá você clamado a Deus para que realizasse algum milagre, e o milagre não aconteceu? Teria você perdido, diante disso, a sua fé na oração? Teria experimentado também desânimo e desilusão? Faça como recomenda o salmo 37,5: Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará". Os ímpios terão um fim trágico, mas os fiéis à palavra de Deus serão contemplados com as melhores bênçãos celestiais. Por isso, não se desanime, mas espera no Senhor.


==============

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: