segunda-feira, 5 de março de 2007

UM CORO ANGELICAL
Pr. Timofei Diacov


"E, no mesmo instante, apareceu com o anjo um exército celestial em multidão, louvando a Deus e dizendo: glória a Deus nas alturas e paz na terra, boa vontade para com os homens" (Lucas 2,13-14). Uma das coisas que muito agrada aos ouvidos humanos é ouvir um cântico entoado, harmoniosamente, por um grande coral, pois a música é arte divina. Aliás, até os animais apreciam a boa música e os pássaros cantam também. Todos nós gostamos da boa música, do cântico. Aliás, no céu os anjos cantam constantemente, louvando e exaltando a pessoa de Deus, que os criou e sustenta. E por que nós, seres humanos, não havemos de fazer o mesmo? Satanás também gosta de música, só que a música que ele gosta é aquela que traz no seu bojo a malícia e sentimentos carnais.

O coro composto pelos exércitos celestiais, presentes nos campos de Belém da Judéia, na noite em que nasceu Jesus, cantou um cântico nunca cantado antes na terra por eles. E por eles e por nenhum outro, certamente. Eles cantavam ao ponto de comover os pastores de Belém. E essas vozes por certo ecoaram por muito tempo em seus ouvidos. Certamente serviram de estímulo a narrrarem os fatos a outras pessoas. Podemos imaginar eles dizerem: "Ficamos deslumbrados com o que vimos e ouvimos". De fato a boa música mexe com as nossas emoções, com a nossa sensibilidade, e nos reconduz à presença de Deus. Diz um ditado popular que quem canta, os seus males espanta. Por isso, quando somos afligidos por algum problema, cantemos um cântico ao Senhor, que tudo acaba passando.

Entretanto, lamentavelmente, o que se ouve por aí, nada tem de exaltação ao nome de Deus. Poucos são os que se lembram de cantar, exaltando ao Senhor. Cantam, muitas vezes, para dar vasão aos seus sentimentos pouco ou nada cristãos. E isso, sem dúvida, entristece o coração de Deus. Os anjos no céu não têm sentimentos carnais maliciosos. Antes, têm sentimentos puros e agradáveis pelo Criador. E o homem também foi criado para isso, mas, lamentavelmente, se enveredou por caminhos tortuosos. Ele só sabe agredir ao seu semelhante com palavras pesadas, ferinas. E, muitas vezes, dirigir insultos ao próprio Deus que o criou. E por que essa situação? Por que essa tendência para o mal e a fuga do bem? Por causa da desobediência a Deus.

Uma das coisas que, por certo, entristece o coração de Deus, além das mencionadas, é o fato de ter alguém escrito um hino para louvar a Deus no mês do Natal, e certos comerciantes usam esses mesmos cânticos para fazer propaganda de seus produtos, usando até de expressões pornográficas. Isso é uma blasfêmia. Por que não são originais, autênticos, em fazer a música para a sua propaganda, mas lançam mão do que é sagrado? Aliás, vivemos numa época de aberrações, de desrespeito, de falta de pudor. Como diziam os antigos, "sinal dos tempos". E o faziam com muita razão. Alguém tem que se levantar e se insurgir contra tais coisas.

Amigo leitor, você aprecia o canto coral? Mas, cântico que traga no seu bojo uma mensagem que edifique? Já parou para imaginar como teria sido lindo o cântico do coro angelical? Leia o texto de Lucas 2, e procure pensar na mensagem que esse cântico trouxe aos pastores e a nós também. Procure exaltar o precioso nome de Deus neste Natal de 1989 (sic). Faça tudo para agradar a Deus, que o criou e muito o ama.E aceite a Jesus Cristo como o seu único e suficiente Salvador.

==============

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032. (novo telefone)

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: