segunda-feira, 5 de março de 2007

O ANÚNCIO DO NASCIMENTO
Pr. Timofei Diacov


"E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus" (Lucas 1,31). Maria nunca, por certo, havia imaginado que em algum dia seria a mãe do Salvador. Ela se casara com José, constituindo, assim, uma família, na esperança de ter muitos filhos, como de fato, os teve, conforme registra Mateus 13,55. Era uma jovem, virgem ainda, esperando a chegada do dia de se unir ao seu marido, com quem casara. Quando, de repente, surge em seus aposentos um ser angelical, lhe trazendo uma mensagem, ou um recado de Deus. Eis que fora escolhida para gerar, em seu ventre, o Messias Salvador. O seu susto foi grande; mas o anjo lhe diz que não temesse, porque havia achado graça diante de Deus. Depois de ter assimilado a palavra, ela aceita a incumbência.

E quais foram as suas palavras? "Eis aqui a escrava do Senhor. Cumpra-se em mim segundo a tua palavra". Quanta humildade! Ela se considerou escrava, a escrava do Senhor. E quanta honra Deus lhe dera! Seria por merecimentos? Haverá no mundo alguém que seja merecedor de alguma coisa da parte de Deus? Maria preenchia as condições de acolher em seu ventre aquele que existiu deste toda a eternidade. Existiu, existe e existirá - o nosso Salvador e Senhor. Assim que ela aceitou essa gloriosa incumbência, foi para as partes montanhosas da Judéia a um lugar onde a sua prima Isabel habitava, que, também, seria a mãe de uma outra pessoa muito importante: João, o Batista, que seria o precursor de Jesus. Ela foi até lá e de lá voltou, já com os sintomas de gravidez.

Seu esposo José, que ignorava os fatos, vendo-a nesse estado, intentou deixá-la secretamente, pois não a queria infamar. Mas o anjo do Senhor foi enviado a toda pressa ao seu encontro para lhe dizer que não temesse recebê-la como sua legítima esposa. Era costume haver o casamento e depois de algum tempo passarem a coabitar. E ele aceitou com alegria os fatos. E foi-lhe dito que o seu nome seria Jesus, pois ele viria para salvar o seu povo. E José não a conheceu, até que ela deu à luz a seu filho primogênito. E primogênito quer dizer primeiro. E depois que Jesus nasceu, eles coabitaram e geraram filhos: José, Simão, Tiago, Judas, e pelo menos duas filhas, conforme está registrado em Mateus 13,55.

É uma história interessante e maravilhosa. É maravilhoso ver como Deus age na história do mundo, sem falhar e nem tardar. Vale à pena colocar as nossas vidas aos cuidados sábios e seguros dele. Esta história é maravilhosa também, porque é a história de nossa salvação, pois, outro não era o interesse de Deus senão o de proporcionar salvação aos homens. Eis como foi o anúncio do nascimento de Jesus Cristo. Eis como se cumpriu tudo dentro do plano pré-estabelecido por Deus. Aliás, Deus nunca improvisou nada para a humanidade. Nada faz por acaso, ou por circunstâncias. Existe algum outro Deus assim? Por que não abandonar os deuses falsos e seguir ao Senhor?

Dileto leitor, você já conhecia esta história? Ou conhecia de outra maneira, à luz das tradições humanas? Procura conhecê-la à luz da Bíblia, e verá com muita surpresa, esta e muitas outras histórias bíblicas, isto é, verá a diferença, porque as coisas de Deus não são exatamente como os homens a conhecem. Que Deus lhe dê entendimento.

==============

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032. (novo telefone)

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: