segunda-feira, 5 de março de 2007

UM CASAMENTO PERFEITO E FELIZ
Timofei Diacov


Existe casamento perfeito? Quem foi que o instituiu? Não foi Deus? Não diz a bíblia que tudo o que Deus fez, eis que era muito bom? Não estará incluído o casamento? Sem dúvida que sim. Nunca na história do Brasil se viu tantos casamentos se desfazendo, especialmente desde que se instituiu o divórcio, ou que o divórcio foi legalizado. No período do namoro é aquele romance, aquele encanto; é benzinho pra cá, benzinho pra lá; é meu amorzinho, meu anjo. Passado um ano, tudo passa a se diluir. Acaba-se o encanto. Poucos são os que chegam às bodas de prata. Menos ainda, às bodas de ouro. Onde está o erro? Onde está o problema?

Ouvíamos uma senhora norte-americana falando do casamento. Com que carinho e respeito ela se referia ao assunto. A impressão que se tem de certos casamentos, é a falta de seriedade em tratar do assunto. Em uma das epístolas, lemos, referindo-se a Sara, esposa de Abraão, chamando-o de "meu senhor". Até um certo tempo a mulher foi tratada como um objeto, ou uma escrava. O Senhor Jesus veio, inclusive, restaurar a mulher ao seu devido lugar. Ele veio valorizar a mulher. Paulo recomenda amar a esposa; e recomenda também à mulher, a respeitar o marido e ser-lhe sujeita. Tenho presenciado a mulher dizer ao marido: "você é um burro, você é um idiota". Não há dúvidas de que alguns tenham sido isso mesmo.

Ouvi certo palestrante dizer que o casamento não deve ser apenas com a filha da família, mas sim, com toda a família, como disse Rute à sua sogra Noemi: "o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus". É importante no casamento que o sexo seja tratado com muito carinho e amor; e que o casamento não seja apenas o sexo. Existem certos maridos que não foram preparados para o casamento. Existem casais que não se ajoelham para buscar de Deus a solução para algum problema que vem surgindo. Sentem vergonha os dois de se ajoelhar e confessar diante de Deus o seu erro, e pedir perdão a Deus e também ao cônjuge. Não diz o Apóstolo Paulo: "não deixe o sol se por sobre a sua ira"? O orgulho é responsável por muito de ruim que acontece no lar, no casamento. É a porta aberta para a infelicidade.

Mas, por que certos casamentos se tornam infelizes? Por que se tornam imperfeitos? Deus não fez as coisas perfeitas? "Eis que era tudo muito bom", disse Deus ou foi dizendo ao serem criadas as coisas. De fato, tudo era muito bom. Mas, desde que o pecado entrou no mundo, e entrou através de um casal, do primeiro casal, a coisa desandou. O homem deixou os princípios bíblicos para estabelecer os seus próprios princípios. Vale citar as palavras ditas pelo profeta Isaías: "os vossos caminhos não são os meus caminhos". Por que então não os abandonar para os caminhos de Deus? Ou seguir os caminhos de Deus? Por que esse orgulho que só presta para destruir a união do lar, do casal?

Dedico estas considerações à minha esposa Ruth, a quem amo, e também a todos os casais que porventura estejam lendo estas poucas considerações. Deus me deu uma companheira do jeito que lhe pedi, procurei fazer o que disse Jesus: "pedi, e dar-se-vos-á". E se algum casal está enfrentando situações adversas, ainda é tempo de acertar tudo, pois o Senhor é poderoso até para refazer as coisas. Fazer com que o casamento seja perfeito e feliz.

================

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor

Nenhum comentário: