segunda-feira, 5 de março de 2007


DEUS DETERMINA O DIA DA MORTE?
Timofei Diacov


Estávamos num velório, chamados para dar uma palavra aos entes queridos da pessoa falecida. Essa é uma hora difícil da vida, quando temos que dar uma palavra aos que estão com os corações doloridos. Depois de termos dado a palavra, facultamos a mesma oportunidade a quem uso dela quisesse fazer. Levantou-se certo senhor e falou, dizendo que o dia da morte do falecido havia chegado e que, portanto, não poderia passa nenhuma hora mais, pois estava marcado para morrer naquele dia. Seria isso verdade? Vemos bebês morrerem ao nascer. Vemos jovens na flor da idade perderem a vida tragicamente por acidente de automóvel. Seria isso destino, ou teria Deus marcado a sua morte dessa maneira?

No livro de Eclesiastes, 7.17, diz: "Não sejas demasiadamente ímpio, não sejas louco; por que morrerias fora do tempo?" O Apóstolo Paulo, em Efésios 6, recomenda aos filhos honrarem os pais, para que sejam aumentados os seus dias e que vivam muitos anos. Ora, se há possibilidade de aumentar os dias na terra, onde fica então, a determinação de Deus, de morrer-se nesse ou naquele dia? Se é que Deus determina, se é que Deus marca o dia e a hora. Deus não criou o homem para morrer, e, sim, para viver e viver muitos anos. A morte veio como decorrência da rebelião do homem contra a ordem divina. O que foi que Deus disse ao homem, ao colocá-lo no Éden? Não foi aquilo que está escrito em Gênesis 3, "no dia que comeres do fruto que está no meio do jardim, certamente morrerás"?

Por que foi que o homem caiu e passou a sofrer doenças e outros sofrimentos, além da morte que recebeu? É porque o homem transgrediu a ordem suprema, Deus também, por sua vez, decretou a morte para todos, sem marcar o dia dessa morte. Quantos anos o homem vivia nos tempos anteriores ao dilúvio? Matusalém viveu 969. E por que hoje os anos são poucos? No livro do Gênesis, capítulo 6, diz que a maldade do homem havia se multiplicado excessivamente; os seus pensamentos eram carnais. Daí Deus os reduziu dessa maneira, e a tendência é reduzi-los ainda mais. Pouquíssimos são os que chegam a 120 anos de vida. E são muitos os que morrem entre 25 e 40 anos. Aliás, poucos são os que chegam aos 50 anos. Tudo isso mostra a possibilidade de reduzir e de aumentar os dias do homem na Terra. Viver na comunhão com Deus, é prolongar os dias na Terra. Rebelar-se contra Deus, é reduzir os dias terrenos. Diz o profeta Ezequiel: "Vivo eu, diz o Senhor, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que se arrependa e eu o perdoe". Quantos anos viveu Abraão? 175 anos. Quantos anos viveu Isaque, seu filho? 185 anos. Deus sabe recompensar a nossa fidelidade a Ele. Quantos anos vamos viver? Se formos fiéis, Ele pode acrescentar anos de vida. Portanto, varramos de nossa cabeça a idéia de que o dia da morte já está marcado.


================

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: