segunda-feira, 5 de março de 2007

TRIGO OU PALHA?
Pr. Timofei Diacov


"Ele tem a pá na sua mão; limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro;. mas queimará a palha com o fogo que nunca se apaga" (Lucas 3.17). O trigo alimenta; e a palha, para que serve? Ninguém ajunta palha na sua casa, e sim, trigo. A palha é o alimento do fogo; o trigo é o alimento do homem. João Batista usa estas duas figuras, estas parábolas, para, através delas, caracterizar a pessoa humana. Ele está dizendo que o Messias, a quem ele estava anunciando, era Jesus Cristo; e que este tinha na sua mão a pá, instrumento de trabalho. E isso quer dizer que Jesus trabalha; aliás, o próprio Jesus diria mais tarde aos judeus incrédulos: "meu Pai trabalha, e eu trabalho também". O trabalho pode ser construído como também destruído. Então tanto constrói como destrói.

Deus havia dito a um de seus profetas que o comissionara para construir e para destruir. Satanás, através dos anos, vem construindo verdadeiras fortalezas no campo da maldade. Tudo o que ele constrói é para destruir o bem. Mas o trabalho do profeta do Senhor é destruir tudo o que Satanás construiu. Surge, então, a pergunta: Qual é mais fácil: construir ou destruir? Para construir é preciso destruir primeiro, e preparar o lugar para a construçao de algo que deverá durar para toda a eternidade. Palha é tudo aquilo que de ruim foi construído. Palha precisa do fogo para destruir as coisas perniciosas; e sobre este mesmo lugar, edificar um edifício para a eternidade e a glória de Deus. E nisso está o propósito de tornar o homem feliz.

Não se pode plantar trigo num terreno improdutivo. Necessário é preparar primeiro esse terreno. E o trigo requer da parte do homem receber todo o cuidado e carinho. E o tribo é resultado do trabalho intensivo, exaustivo, cansativo. Esse resultado, ou seja, o surgimento do trigo, é será recolhido nos celeiros do Pai celestial; ou, em outras palavras, é o lugar onde o homem deveria habitar eternamente com Deus. Diante do exposto, resta perguntar: afinal, estamos sendo trigo ou palha? E se existe palha em nossa vida, suplicamos ao Senhor da seara, que queime essa palha toda, palha imprestável. E que Deus faça nascer e crescer em nós o trigo da sua glória. E a nossa vida, o que está sendo diante de Deus, trigo ou palha? Cuidemos para que não sejamos lançados no fogo inextinguível, conforme a expressão bíblica; pois Deus quer trigo e não palha; a palha terá um só destino: o fogo. Livremo-nos desse fogo que vai arder e nunca se apagar.

Pr. Timofei Diacov
Igreja Batista Central de Lins, SP

Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

Nenhum comentário: