segunda-feira, 5 de março de 2007

O PROBLEMA DO SOFRIMENTO
Pr. Timofei Diacov


Neste mundo tudo o que se planta, dá. Muitas idéias são semeadas: verdadeiras ou falsas, crescem. Há os que acreditam na não-existência da dor, do sofrimento. Só não sentem o calor do sol os que dele se escondem; mas que ele existe, existe. Há quem negue a existência da morte. Dizem os defensores que a pessoa que nós dizemos ter falecido, que apenas saiu de nossa opinião, de nosso conceito. Digam o que disserem, pensem o que pensarem; que o sofrimento existe, todos nós passamos por ele. Mas, por que existe esse mal? Quando surgiu? Por que Deus permite que pessoas inocentes sofram? Diz uma outra filosofia, que para nós não procede, que o sofrimento vem porque no passado longínquo esses praticaram o mal, e agora estão pagando duramente; e que, algum dia, ficarão livres desse sofrimento.

Não devemos perder de vista o fato que se deu no distante Eden, quando o primeiro casal, criado por Deus, não deu obediência a sua palavra, e que, conseqüentemente, o sofrimento veio: veio pela morte. Não devemos também nos esquecer que a morte não é apenas a extinção, mas sofrimento também. Existe uma dúvida em muitos corações sobre a razão de pessoas inocentes estarem sofrendo. Pessoas que, durante a vida toda, praticaram só o bem. E que, por fim, morrem de câncer, ou torturados, vilipendiados, e, por fim, morrem aos poucos. Mas não há na bíblia promessas de que alguns não vão sofrer, não vão morrer. Diz Romanos 3.23: "porque todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus". Aos olhos de Deus não há nenhum justo, Salmos 14.

Mas, qual é, então, o propósito de Deus em permitir que o sofrimento exista, ou que continue na terra? Basta ler a história de Jó para entender isso. Esse homem era extremamente justo, dedicado. Não negligenciava a obra de Deus. Praticava o bem, e amava a Deus. E sofreu; e como sofreu. Se lermos com atenção as palavras iniciais, entenderemos. As iniciais e terminais. Satanás falsamente espalhava a idéia de que o homem só poderá ser fiel a Deus se não experimentar sofrimentos, se Deus lhe conceder riquezas e muita saúde. E isso ele, inclusive, disse a Deus na presença dos anjos. E Deus, para desmenti-lo, permitiu-lhe que tirasse todos os bens de Jó, inclusive a sua saúde. Tudo não passava de falsas acusações. E Deus dobrou os bens de Jó. Ficou estabelecida a verdade que não é a riqueza que produz fidelidade a Deus, e nem a pobreza e o sofrimento que o afasta de Deus. O sofrimento é para o bem dos que amam a Deus. Ele nos ensina coisas boas.

Pr. Timofei Diacov
Igreja Batista Central de Lins, SP

Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor. na foto, Pr. Timofei e o compilador, Wagner Antonio de Araújo)

Nenhum comentário: