segunda-feira, 5 de março de 2007

O DEUS IMPOTENTE
Timofei Diacov


Nós, seres humanos, somos impotentes; por isso precisamos de um Deus que seja ONIPOTENTE. E onipotente quer dizer que tudo pode. O Senhor Jesus disse, em Mateus 19, que tudo o que é impossível aos homens, é possível a Deus. Somos cercados de problemas, e problemas para os quais não achamos solução. Os nossos representantes no parlamento maior e mesmo nos menores, gastam dias e dias debruçados em certos problemas e não chegam a um denominador comum, não chegam à solução. E isso mostra claramente a sua impotência. Paulo, o apóstolo, chegara à essa conclusão, ao dizer as seguintes palavras: "posso todas as coisas naquele que me fortalece". Fil. 4.13. Quem é esse? Sem dúvida, Jesus Cristo. Suas lutas de Paulo foram grandes, e solução ele não tinha para elas. Porém, chegou à conclusão que a resposta, a força, estava com Jesus. Espera-se que os nossos parlamentares façam o mesmo, cheguem à mesma conclusão.

Quem criou este universo? Quem criou as montanhas? Quem criou os rios? Quem criou os mares? Quem criou as aves dos céus e os animais do campo? Quem criou o ser humano, ou quem nos criou? Não foi Deus? Então o Deus ONIPOTENTE É ELE, e é dele que nós precisamos, e não de um deus que dependa de nós, de o carregarmos. Certo dia, na Bahia, houve uma grande enchente, a cidade estava toda inundada. E uma senhora estava lamentando que o seu deus estava sendo levado pelas águas, juntamente com a sua casa. Ela não se lamentava pela perda da casa, mas do seu deus, feito pelas mãos dos homens. Este era um deus impotente. E, assim, muitos abraçam um deus impotente, deixando de lado o Deus onipotente.

Qual foi a maior luta de Deus com o povo de Israel, povo que ele escolheu através de Abraão? Não foi o Deus que estava com esse profeta? Não era o Deus verdadeiro? Pois bem: esse povo foi formado, instruído através de sinais e prodígios maravilhosos, aprendendo o caminho da vida. E qual foi a atitude desse povo? Foi seguir os deuses feitos pelas mãos humanas, deuses impotentes; como diz o apóstolo Paulo, em Romanos 1.25: "Mudaram a verdade em mentira, honraram, serviram mais a criatura do que o Criador, que é eternamente bendito". Como diz Boris Casoy, "cuidado, que o santo é de barro". O Salmo 115.8, diz que "sejam como o deus que adoram os que o fizeram e todos os que nele confiam". "Deus que não fala, não anda, não senta".

Nós, seres humanos, seres mortais, não devemos confiar nesses deuses; "deus", porque Deus não são; deuses que necessitam que os homens os carregem em procissão, como diz Isaías 45.20: "Eles nada sabem", diz o texto, "pois, conduzem os seus ídolos". Por que deixar o Deus onipotente e seguir um deus impotente? Como vimos no Salmo 115.8, o deus impotente cega os olhos do que o fez , do que o segue e do que o carrega. Distinto leitor, o seu Deus é onipotente, ou impotente? Ele lhe garante a salvação, ou não? Para onde o levará? Para o céu ou para a perdição? O Deus onipotente recomenda seguir o caminho estreito, que é Jesus. Ele recomenda abandonar o caminho espaçoso e a porta larga, pois estas o levarão para a perdição. Siga a Jesus, que é onipotente. Siga a Jesus, que o levará para o reino celestial, para o lugar da habitação de Deus. Deus o ama e não quer a sua perdição, e sim a sua salvação.
================

Pr. Timofei Diacov
Pastor da Igreja Batista de Guarantã, SP, e membro
da Igreja Batista Ágape, de Lins, SP

Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: