sábado, 24 de março de 2007

SEGUIR JESUS
DE LONGE
Pr. Timofei Diacov


"E Pedro seguia a Jesus de longe...", Mateus 26,58. Quem segue a Jesus de longe corre o risco de algum dia vir a negá-lo. Olhemos para Pedro. Que aconteceu com ele? Ele negou Jesus três vezes, dizendo que nem sequer o conhecia. Ele disse isso diante de perigo de ser aprisionado como o foi Jesus. Negou-o ainda que avisado de antemão. Por que é que muitas pessoas seguem a Jesus à distância? Eles temem o que? A morte? Ora, a morte é inevitável, pois com Jesus ou sem ele, morreremos. Então, o perigo não está em morrer, e sim morrer sem salvação, pois ele é o salvador do mundo. Aliás, o mundo chamado cristão sabe disso. Perguntemos a qualquer pessoa na época das festividades do natal, e ouviremos com toda certeza que Jesus veio para nos trazer a salvação, que ele é o salvador do mundo.

Quem segue a Jesus à distância é porque não quer com ele compromisso. E o que é que impede de ter compromisso com ele? Sem dúvida, são os compromissos que o homem tem com as coisas transitórias, coisas que não têm valor permanente, duradouro; e o que é duradouro fica para segundo plano. Então, é uma terrível inversão de valores. Valorizam o que é transitório e desvalorizam o que é eterno. Pedro em tempo pôde cair em si e confessou o seu delito, o seu erro, e chorou amargamente. E depois teve que ouvir de Jesus três vezes a mesma pergunta diante de seus colegas de apostolado: "Pedro tu me amas? Pedro tu me amas? Pedro, tu me amas?" Ele precisava afirmar e reafirmar o seu compromisso com Jesus. Muita gente sente receio de fazer o mesmo. Por que? Prefere a distância?

Mas, que tipo de compromisso quer de nós? Lembremos o que Pedro havia dito antes: "Senhor, contigo vou até à morte", Mateus 26,33. É pena que Pedro confiou na sua própria capacidade, quando deveria dizer: "Senhor, nesse caso, ajuda-me para que isso não aconteça". Não ficou nada bonito para ele depois de ter dito que estava pronto até morrer se necessário fosse por Jesus. E negou-o até praguejando, dizendo que não o conhecia e nem sabia de quem eles falavam. Diante disso, que faremos? Não vamos prometer para depois não ficar feio, vergonhoso, de termos dito e não cumprido? Esta não é a solução. Solução é assumir compromisso com ele até que a morte nos separe; porque vale à pena. Vale à pena seguir de perto a Jesus. Também não resolve estar perto dele e com ele não ter relacionamento, como fez certo escritor, e dele ouviu esta palavra: "não estás longe do reino". Perto ou longe de Jesus?

Então, leitor, você está seguindo a Jesus de perto? Ele o ama e Deus não quer que o sigamos de longe, mas de perto, porquanto ele nos ama. Quem de nós gostaria de manter distância da pessoa a quem amamos? Da pessoa amada, quanto mais perto, melhor. Deus sente-se muito bem ao estar perto daqueles que o buscam e o amam de coração. Ame a Deus e disso nunca se arrependerá. Amemos a Deus de todo o coração, como ele mesmo o disse. Porque essa aproximação? Porque estamos nos preparando para viver no céu: quem na terra vive à distância de Deus, à distância viverá. Permanecerá distante do céu, dos anjos e das belezas, dos encantos que Deus preparou para os que ele ama e vivem perto dele.

============
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032
e-mail: timofei.diacov@terra.com.br

Nenhum comentário: