sábado, 24 de março de 2007



MATUSALÉM,
APENAS MATUSALÉM
Pr. Timofei Diacov




Toda a noite que havia culto na igreja aparecia um homem andrajoso; debaixo de seu braço direito, um cobertor enrolado. Esta era a sua roupa, seu colchão e seu lençol e cama. Ouvia atentamente a palavra de Deus sendo pregada e os hinos que eram cantados. Tive desejo de com ele conversar; e convidá-lo para vir à nossa casa tomar um gostoso banho quente, vestir uma roupa limpa. E lá veio ele todo contente e esperançoso. Tomou um gostoso banho e jantou conosco, coisa que há muito ele não fazia. Dentro da banheira ele dizia: ”Mais que banho gostoso!” Depois, antes de ir embora, demos-lhe um terno em boas condições, de cor azul marinho, e uma recomendação: ”Vai para casa, tome sempre seu banho e não falte aos cultos da igreja, pois Deus tem grandes e boas coisas para você.

O nome dele era Matusalém. Precisando de mais alguma coisa, aqui estamos. Mas não se esqueça que Deus quer lhe dar um novo coração, uma nova vida, novos pensamentos; enfim, uma nova direção. E além disso Ele quer garantir-lhe o direito de entrar e morar no céu. O senhor deseja? “Claro que sim”. Saiu de casa todo feliz e esperançoso de que realmente tudo o que ouvira se tornasse realidade. Foi embora. Para onde teria ido? Sumiu. O nosso filho ainda pequeno cada vez que ia ao banheiro dizia: ”Papai o banheiro está com o cheiro daquele homem”. Coisa de criança. Passados dois meses, pudemos ver do púlpito a figura de um homem à porta do santuário. Quem seria? Parece-se com Matusalém .Era ele. Lá fora com ele conversamos:”Olá, seu Matusalém, por onde andou?“ Olhando bem para ele, aquele terno azul marinho estava todo rasgado e sujo. "Que aconteceu, seu Matusalém? Por onde andou?” Não tinha palavras. Estava envergonhado. Dizer o que? Matusalém continuara o mesmo Matusalém.

Igreja não muda a vida de ninguém. Serviço social, da mesma maneira. Conselhos às vezes ajudam. Mas o homem continua o mesmo. Mesmo que mude de roupa, o homem permanece o mesmo homem, dominado pela miséria, pela pobreza, vivendo andrajosamente. Lembrei-me das palavras do apóstolo Pedro: ”O cão voltou ao seu vômito, e a porca ao seu esponjadouro”. Seria bom ler estas outras palavras do mesmo apóstolo em Atos 3:19: ”Arrependei-vos e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor”.

Qual é a maior necessidade do homem? Alimento? Roupa? Uma boa casa? Dinheiro? Há muita gente que tem tudo isso, mas a sua vida é um verdadeiro farrapo. Isso faz lembrar de Zaqueu, o publicano: rico, chefe de publicanos, mas infeliz. Desprezado pela sociedade, mas não por Deus que ama o pecador, mas não o seu pecado e sua sujeira. A nossa sociedade está apodrecendo no pecado. Todos reconhecem que alguma coisa tem que ser feita. O que? Precisamos mudar o homem. Como? Diz o profeta Ezequiel:”Tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne e fareis que sintais a minha palavra”. "E poreis em vós o meu Espírito. E farei que andeis nos meus caminhos e observeis a minha lei. E sentireis vergonha de vossa maldade, diz o Senhor" Ezequiel;36,20-27. O problema não é a parte externa, e sim a interior. Fora disso, Matusalém continuará o mesmo: não vai mudar. Vai continuar andrajoso espiritual, fisicamente, e também na sua vida moral. Deus quer mudar. O homem precisa querer. Deve crer no poder de Deus. Por que não fazer uma experiência com Ele? Por que não O convidar para vir e fazer morada em nossa vida? Vale a pena tentar!
============

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032
e-mail: timofei.diacov@terra.com.br

Nenhum comentário: