quinta-feira, 22 de março de 2007




O POVO
NÃO SABE ESCOLHER
Pr. Timofei Diacov




"Disse Josué: escolhei hoje a quem haveis de servir", Josué, 24.15. O povo escohe porque Deus lhe deu a liberdade e o direito de escolher. Porém, via de regra, escolhe mal. Por exemplo: quando vem o tempo de eleições, alguns milhares chegam a votar naqueles que sabidamente são corruptos. Depois tem que arcar com as conseqüências, sem o direito de reclamar. Por que não consultar a Deus antes de tomar a decisão? Nas compras, da mesma maneira, escolhem aquilo que é mais barato. Isso até se entende, pois o poder aquisitivo é pequeno. É conhecido o que se diz: "o barato sai caro". Quando vão construir suas casas, agem da mesma maneira, compram o material de terceira, que tem pouca duração. E assim é em tudo. E em relação ao futuro depois desta vida, como é que o povo age?

O citado Josué está recomendando fazer uma escolha sábia, escolher a Deus, o Deus verdadeiro. Deus lhe propõs vida e morte, e diz "escolhei a vida, para que vivais". Parece que o povo é preguiçoso ao examinar as coisas. Existem tantas seitas, cada uma oferecendo vantagens, que, nem sempre são vantagens. Já exortava o rei Salomão em provérbios 14, dizendo "há caminho que ao homem parece direito, porém o seu fim são os caminhos da morte". Nem tudo que se parece com ouro, é ouro. Alguém escreveu esta frase: "jóia preciosa só Jesus; o resto é bijouteria", Quanta verdade! O profeta Oséias escreveu: "o povo foi destruído por lhe ter faltado conhecimento". O povo, de um modo geral, quer facilidades; mas isso nem sempre é bom ou nem sempre é o melhor meio de fazer a escolha.

Costuma-se dizer: "eu vou seguir esta igreja, pois ela não cobra o dízimo". Aliás, nós mesmos já ouvimos isso. Então chega a avaliar aquilo que é de maior importância pelo valor monetário. O Senhor Jesus Cristo disse que, "se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica ele só. Mas se morrer, dá muito fruto". E o apóstolo Paulo, em Filipenses 1.21 diz: "porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro". A morte pode se tornar em vitória para o cristão, se em sua vida o viver for Cristo. Do contrário, é perda. O povo tem dificuldades em crer, se com os seus olhos não ver, e diz, "só creio no que vejo!". Então ele só crê num deus que ele possa ver, beijar, apalpar. Assim, faz a pior escolha de toda a sua vida; enquanto o Senhor Jesus diz: "mais bem-aventurado aquele que não viu e creu", João 20.29.

No tempo de Josué havia muitos deuses feitos pelas mãos do próprio povo, quando este disse "escolhei hoje a quem sirvais". Jeremias disse ao povo que fizesse a sua decisão para evitar o cativeiro babilônico. Mas não o ouviram. E o cativero foi inevitável. E o que povo lhe respondeu? "Quando servíamos à Rainha dos Céus, tudo corria bem, agora falta tudo". Terá o povo de hoje mudado de opinião? Claro que não. Por que não escolher Jesus para o seguir e o servir? Ele disse: "quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entra em condenação, mas passou da morte para a vida". Como podemos ver, é a mais sábia escolha, veja também João 5.24. "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e tua casa". Atos 16.31. Você crê nisso, leitor? Creia, e não despreze a vida.

============
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032
e-mail: timofei.diacov@terra.com.br

Nenhum comentário: