segunda-feira, 5 de março de 2007

QUEBRA O MEU GALHO
Timofei Diacov


Dizem que o Brasil é o maior país onde se usa muito o "quebra-galho". Não sei se é verdade, mas sei que muita gente usa essa "porta" de saída. Quando a situação se complica, logo nos lembramos de algum amigo e dizemos: "quebra o meu galho?". Será que com Deus também é assim? Muita gente não está muito preocupada com a sua própria salvação. E deixam este assunto para depois, para mais tarde. Que tarde? Depois que resolver os problemas de casamento, de emprego, de construção de sua casa, da compra de seu carro do ano. E assim Deus fica esperando a sua vez de ser buscado pelo homem. Mas, por que ele está tão interessado em nossa felicidade? Por que nós também nos preocupamos tanto com o bem-estar dos nossos filhos?

É possível que o homem não se preocupe muito com o seu futuro, porque acredita na hipóteses de que depois vai dar tudo certo; que Deus vai dar um jeitinho, que ele vai "quebrar o galho". Sabem o que essas pessoas vão ouvir dele? "quebra o seu galho você mesmo". E, daí, como será a reação? Boa? Pacífica? A bíblia nos conta, a título de ilustração, a história de um homem muito rico que pensava assim. Leiamos em Lucas 16.24-25: "E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males. Agora ele é consolado, e tu, atormentado".

Vale dizer: "quebre o seu galho você mesmo". Durante a sua vida terrena, não se preocupou com o seu futuro: "Deus dará". Quanto engano. O Apóstolo Paulo diz, em Gálatas 6.7: "não erreis; Deus não se deixa escarnecer, pois, tudo o que o homem semear, isso ceifará". E também no livro dos salmos e na epístola aos hebreus, diz: "se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações". E muitos outros textos bíblicos existem que fazem o mesmo, isto é, advertem do perigo do protelamento. E em Provérbios 29.1 diz: "o homem que muitas vezes é repreendido, será quebrantado de repente, sem que haja cura". Um dia vai se esgotar a paciência de Deus; pois tudo na vida tem limites. Deus é longânimo; mas este também tem o seu limite.

Por que, então, não usar de sabedoria, e resolver definitivamente este problema? Por que não aceitar o que Deus está nos dando? Por que rejeitar a salvação? Depois, como vimos, será tarde; pois, Deus não é Deus de "quebra-galhos". Ele é pessoa muito séria, e não brinca em serviço. Ele sabe o que está fazendo. Pecado é coisa muito séria. Não brinquemos com ele. Libertemo-nos dele enquanto há tempo. Abramos o nosso coração para Deus.

================

Pr. Timofei Diacov
Pastor da Igreja Batista de Guarantã, SP, e membro
da Igreja Batista Ágape, de Lins, SP

Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: