segunda-feira, 5 de março de 2007

QUAL É A IGREJA CERTA?
Pr. Timofei Diacov


No mundo existem muitas igrejas, e até a igreja de Satanás. A igreja que é de Satanás se conhece pelas suas características. E a de jesus Cristo? O Senhor Jesus Cristo disse: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, Mt 7.21. Neste mesmo capítulo, o Senhor diz "muitos me dirão naquele dia: Senhor, não profetizamos em teu nome? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? Então lhes direi abertamente: "nunca vos conheci, apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade", versículos 21 e 22. E no verso 13 diz: "Entrai pela porta estreita, pois espaçoso é o caminho que conduz a perdição e muitos são os que entram por ela. E porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz à vida, poucos há que a encontrem".

Por este texto bíblico, podemos concluir o seguinte: 1) O caminho da vida é difícil. Em outras palavras, a igreja de Jesus Cristo segue e prega este caminho e esta porta. Ela não admite e nem aceita em seu rol de membros pessoas que não se submetem a essa exigência. 2) A igreja de Jesus Cristo não se firma nos feitos mencionados, ou seja, no fato de realizar milagres, de expulsar demônios, realizar maravilhas e profetizar. Isso pode acontecer e deve acontecer. A igreja de Jesus Cristo pode e deve operar maravilhas, mas que isso não seja espécie de documento, ou usar isso como documento para poder ter acesso à presença de Deus, ou valer-se disso para poder ser aceito por Deus no reino celestial. Isso é um terrível engano. 3) Destas palavras concluímos, também, a igreja de Jesus Cristo aceita e exige que haja vivência.

No livro de Apocalipse, 22.14: "Bem-aventurados os que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro de Deus, para que tenham direito à árvores da vida e possam entrar pelas portas". Para Deus não tem valor as nomenclaturas ou placas de igrejas. Igreja tal, igreja qual é sim, a que foi lavada e purificada no sangue do Cordeiro de Deus, ou no sangue de Jesus Cristo. O apóstolo João, em sua I epístola, 1.7, diz "Se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado". Não resolve a situação ou não dissipa a dúvida se negligenciarmos estas palavras. As características da igreja de nosso Senhor Jesus, fundada por Ele, precisam ser atendidas. Caso contrário, não será, ou não é a sua igreja. Não resolve dizer "a minha igreja é a igreja de Jesus Cristo".

Uma outra coisa que não se deve desprezar é sobre quem ela foi fundada. O Senhor Jesus, estando em Cesaréia de Filipos, perguntou aos doze apóstolos sobre o que diziam a seu respeito. Muitas foram e diversas eram as respostas. Mas Ele lhes pergunta "e vós, quem dizes que eu sou?", E Pedro, fazendo uso da palvra disse: "tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Bem-aventurado és tu, Pedro, pois eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja"!.

Seria Pedro essa Pedra? Claro que não, pois o Senhor para Pedro usa a expressão Petros, que quer dizer pedrisco, ou resíduo de pedra. Mas referindo-se a si mesmo (esta pedra), usa a palavra Petra, que quer dizer rocha, rochedo. O próprio Pedro, em sua epístola, o chama Pedra Viva I Pedro 2.4. Jesus edificou a sua igreja sobre a declaração de Pedro a seu próprio respeito.

Prezado leitor, a sua igreja se fundamenta sobre Jesus Cristo? Ou sobre Pedro o apóstolo? Se sobre Jesus, ela é verdadeira. Porém, se é sobre Pedro, é falha e não é verdadeira. O apóstolo Paulo, em Ef 2.20 diz que Jesus Cristo é o fundamento dos profetas e dos apóstolos. E Jesus diz em Mateus 7.24-28, que o construtor néscio edificou a sua casa sobre a areia, e vindo a tempestade, ela caiu. E o que edificou a sua casa sobre a rocha, essa, no dia da prova, permaneceu. A sua igreja, no dia das provações, vai permanecer? A sua própria vida deve estar em Cristo; do contrário, você vai sossobrar. Edifique-se em Jesus. Procure a igreja que está sobre Cristo e segue unicamente os seus ensinos acima mencionados.

============

Pr. Timofei Diacov
Igreja Batista Central de Lins, SP

Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: