segunda-feira, 5 de março de 2007

PRÍNCIPE DA PAZ
Pr. Timofei Diacov


"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será ... Príncipe da Paz" (Isaías 9,6) As grandes potências, enquanto falam de paz, preparam-se para a mais terrível batalha atômica que poderá fazer derreter este grande planeta. E o mundo em que vivemos está em chamas. Algúem disse que estamos assentados sobre um barril de pólvora, que a qualquer momento poderá explodir e estaremos voando pelos ares. O Apóstolo Paulo diz que, quando disserem "paz, paz", sobrevirá repentina destruição.

Todos nós necessitamos de paz. São passados quase dois mil anos desde que o Príncipe da paz veio proclamando: "deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. Não vô-la dou como o mundo a dá", e o mundo está ardendo de ódio, de inveja. Palavras de baixo calão se fazem ouvir, pronunciadas por homens que pretendem dirigir os destinos de uma nação. Podemos confiar neles? Que podem eles fazer pelo bem estar de uma nação, se não aprenderam ainda a manter o controle de suas próprias emoções? Como governar bem se não sabem governar o próprio espírito?

O profeta Isaías está prometendo a vinda do Príncipe da Paz. E, como dissemos, quase dois mil anos são passados e o mundo ainda vive em chamas. Por que? Sem dúvida, é mais uma das amostras de que lhes falta o conhecimento desse príncipe. Ainda não se matricularam na escola dele. O nome dele, para eles, é uma questão histórica simplesmente. Nada mais. Jesus disse que deixáva-nos a sua paz, e que ela não seria semelhante à paz do mundo, a paz que os homens buscam. Diz o salmista que "bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor". Os sonhadores com o poder querem eles mesmos ser senhores das consciências.

A paz de Cristo é algo sublime e singurar. Ela não se alcança por meios imaginados e pregados pelos homens que vivem longe dele. O apóstolo Paulo em Romanos 5,1 diz: "Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de Jesus Cristo". O natal de Jesus Cristo objetiva-se na paz que veio trazer à humanidade. Sua paz está ao alcançe de todo aquele que crê e a aceita o perdão que ele concede. Natal sem paz não é natal. O principado está sobre os ombros dele. Principado é domínio, é a sua jurisdição. Quem não vive dentro do reino dele, está longe de gozar a sua paz. Que os homens, ao comemorarem o seu nascimento, lembrem-se dessa verdade e submetam-se à sua direção.


==============

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032. (novo telefone)

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: