segunda-feira, 5 de março de 2007

O DINHEIRO RESOLVE
Pr. Timofei Diacov


Quando a minha falecida 1a. esposa caiu em casa, tive que interná-la na Santa Casa de Lins, através do Pronto Socorro, pois não havia outra maneira. Ela ficou cinco dias internada. E o doutor disse que não havia recursos para o seu tratamento, e que eu procurasse um hospital em outra cidade. Para onde iria? Era a grande pergunta. Para São Paulo? Seria o melhor caminho? Iria para São José do Rio Preto? Graças a um amigo residente em Marília, o Dr. Joel, e o Dr. Marcos, filho de um amigo nosso, um ex-aluno de teologia, conseguimos chegar a Santa Casa de Marília. E, pela gentileza de nos levar, tivemos a valiosa colaboração de Silas, um ex-enfermeiro, nosso amigo. E minha esposa foi levada até lá.

Passamos o dia todo, esperando vagar uma cama. Na presença de um assistente social, ouvimos de seus lábios a palavra "não há vaga". Mas o amigo Silas, perguntando se não havia mesmo a vaga, e a resposta foi "se deixarem trezentos reais, na mesma hora poderão ocupar a cama, pois haverá lugar". Daí a nossa conclusão: o dinheiro resolve. Mas nós preferimos esperar um pouco mais, a conselho do Dr. Marcos, e, assim, surgiu a vaga. Graças a Deus! Este é o retrato do Brasil, na área da saúde pública; e, possivelmente, em outras áreas também. E, na área espiritual, religiosa, será que o dinheiro resolve? Temos ouvido a expressão "tudo é comércio. Igreja também é comércio".

Mas, será que Deus comercializa a salvação? O apóstolo Paulo, em sua Primeira Epístola aos Coríntios, diz: "Porque fostes comprados por um bom preço. Glorificai, pois, a Deus". E o Salmo de número 49, diz que, se o homem tentasse resgatar a sua alma pelo seu dinheiro, os seus recursos terminariam antes do tempo. Então, igreja não é comércio, ainda que determinadas igrejas estejam sendo. Para a aquisição da salvação, o dinheiro não resolve: ele simplesmente complica o relacionamento do homem com o seu Deus. O apóstolo Paulo, em uma de suas epístolas, diz: "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males". E Deus não age nessa espécie. Em Efésios 2.8-9 diz: porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie". Paulo diz que, se tivesse que se gloriar, gloriar-se-ia na cruz de Cristo. Com Deus o que resolve é a graça dele. E diz mais: "a minha glória eu não a darei a outrem". Portanto, gloriamo-nos na cruz do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

============

Pr. Timofei Diacov
Igreja Batista Central de Lins, SP

Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: