segunda-feira, 5 de março de 2007



OS PASTORES DE BELÉM
Pr. Timofei Diacov



"Havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho", Lucas 2,8. A experiência desses humildes pastores foi marcante para as suas vidas. Eles nunca a esqueceriam e milhares de vezes tiveram que a relatar. Que experiência? Talvez nunca tivessem imaginado em algum tempo que Deus os visitaria, através de milhares de anjos, cantando, numa noite escura, o hino de Natal - o primeiro e único. Deve ter sido muito lindo, harmonioso e singular, ouvir um coral dessa natureza, louvando e bendizendo a Deus pela maior dádiva aos homens!

E o que é que diziam eles na mensagem desse hino? Glória a Deus nas alturas. Paz na terra, boa vontade aos homens a quem ele quer bem. Mas, a princípio, essa maneira de se apresentar e cantar, causou-lhes espanto. "Não temais", foi a palavra consoladora do anjo. "Pois vos trazemos novas de grande alegria, que será para todo o povo; é que nasceu na cidade de Davi o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Quem de nós pode imaginar essa coisa deslumbrante? Não fora essa esplendorosa experiência, o mundo não teria tomado conhecimento do nascimento de Jesus.

Essa deslumbrante visão desapareceu, mas jamais a impressão se desfez. E, no mesmo instante, eles se dirigiram a Belém, e acharam o menino, exatamente como o anjo lhes dissera. Estava ele deitado numa mangedoura, envolto em panos. E os primeiros a ouvirem a história do aparecimento das miríades de seres celestiais, foram José e Maria, e, provalelmente, os que se encontravam por aquelas cercanias. Eles se alegraram, e Maria guardava, conferindo os fatos no seu coração. Por certo ela se lembrava da visão do Anjo Gabriel, que lhe dera a mensagem. Lembrava-se da experiência de José, que intentou deixá-la secretamente, por ser um homem justo.

E assim, os pastores voltaram à sua própria cidade, sem dúvida, para contar aos seus entes queridos, os grandes acontecimentos. Voltaram alegres e felizes. A vida é assim mesmo. Uma experiência com Cristo não pode ficar no esquecimento. Ela tem que ser relatada aos outros, assim com a luz não pode ficar escondida, e Jesus é a luz do mundo. Que a experiência dos pastores de Belém se repita na vida de cada leitor destes artigos. Que Ele, Jesus, seja uma sublime realidade na vida de todos que nos lêem. Que o Natal de Jesus marque indelevelmente a vida de cada um. E que a paz dele reine em cada coração, para a glõria e louvor de Deus.

==============

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: