segunda-feira, 5 de março de 2007

OTIMISMO OU PESSIMISMO?
Pr. Timofei Diacov


O nosso mundo está urgentemente necessitado de pessoas otimistas; pois, grande é o número daqueles que na vida só vêem dificuldades. E nós não duvidamos de que eles existam mesmo. Os pessimistas, via de regra, são derrotados. vivem sempre no sofrimento, e dificilmente conhecem o sabor da vitória. Quando faziamos o curso de vendas, o instrutor nos dizia "Se vocês não acreditarem no valor do produto que estão vendendo, dificilmente alcançarão sucesso". Temos que acreditar no que vendemos e na possibilidade da venda. De trinta e dois mil soldados, foram reduzidos a trezentos apenas; e com estes Gideão venceu o inimigo armado até os dentes, com milhares de soldados. Quando o Senhor, através de Moisés, enviou doze homens para espiarem a terra de Canaã, dez deles voltaram com o pessimismo, dizendo que os moradores dessa terra tinham cidades com muralhas que chegavam até aos céus. Mas, por outro lado, os dois, Josué e Calebe, voltaram otimistas.

Por que essa diferença? Não eram todos eles homens? Não tinham ido com o mesmo objetivo? Os dez se sentiram como gafanhotos diantes dos seus moradores. Por que isso? Porque supervalorizavam os obstáculos. Nesta vida muita gente faz o mesmo: conta as suas dificuldades e se esquecem de contar as bênçãos. Quando enfrentam os problemas, usam de hipérbole, ou seja, aumentam o tamanho do problema. O apóstolo João, em uma de suas epístolas, diz: "Maior é o que está em nós do que o que está no mundo". Tem gente que cita essa passagem; mas na hora de pô-la em prática, esquecem-se e deixam-se levar pelo medo, pelo pessimismo. Os dois mencionados, Josué e Calebe, viram as mesmas coisas que os outros dez. Tudo dependia do enfoque. Eles voltaram com um relatório ottimista, dizendo a Moisés que a terra era boa e que Deus concederia a bênção. Eles viram que essa terra Deus lhes daria.

Nós precisamos crer nas possibilidades, na vitória, na conquista. Não há dificuldade que se não possa vencer por aqueles que acreditam na vitória. Não há dúvida, por outro lado, que esses dois viram também as dificuldades. Mas viram, acima de tudo, as grandes bênçãos que Deus lhes estava conedendo. No segundo livro dos reis, encontramos uma história que nos ensina muita coisa. Trata-se da invasão de Samaria pelo exército. O servo do profeta Eliseu, ao ver as dificuldades, exclamou de medo, pois estava vendo a derrota. Mas Eliseu, pedindo a Deus que abrisse os olhos dele para ver que o exército maior e mais poderoso era o de Deus, e que estava com eles, com o povo de Deus.

Os pessimistas precisam pedir a Deus que lhes abra os olhos para ver a possibilidade da vitória. Devem desviar os seus olhos das dificuldades e acreditar nos frutos que a vida com Deus nos oferece. Se este ou aquele está falhando, olha para aquele que é todo poderoso. Olha para Jesus. Será que as dificuldades nossas são maiores do que as dele? Ele permitiu que Pedro fosse cirandado; mas orou por ele para que sua fé não desfalecesse. Não devemos olhar para as falhas humanas. Olhemos para a perfeição divina. "Cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus", diz a bíblia. Sejamos, portanto, fortes; pessoas que acreditam na vitória. Não sigamos os pessimistas, mas os otimistas. Sigamos os passos do mestre. Sigamos os seus ensinos; Deus nos ama e nos quer dar as bênçãos.

Pr. Timofei Diacov
Igreja Batista Central de Lins, SP

Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: