segunda-feira, 5 de março de 2007

MATURIDADE CRISTÃ
Pr. Timofei Diacov


Quando nasceu o nosso filho, passamos a sonhar com o seu crescimento, tendo como modelo a pessoa de Jesus Cristo; pois, "ele crescia em estatura e em sabedoria, e em graça para com Deus e os homens", Lucas 2.52. Uma criança precisa receber o melhor da parte de seus pais a fim de ser uma criança perfeita. Ele deve crescer fisicamente. Nenhum de nós gostaria de ver seu filho se transformar num anão. Crescer intelectualmente. Procuramos pô-lo numa escola para aprender as primeiras letras e ir progredindo intelectualmente. E, sobretudo, espiritualmente. Temos a impressão de que esta parte última, fica esquecida; argumenta-se que, quando ele crescer, vai escolher a sua própria filosofia religiosa. Enquanto assim pensam, Deus, pela sua palavra, manda que ensinemos à criança a sua Lei.

No livro de Provérbios 22.6 diz: "Ensina o menino no caminho em que deve andar, e até quando for velho, não se desviará dele". A criança por si mesma não sabe o que é bom ou mau. Diz um velho ditado que é de pequeno que se torce o pepino. A criança precisa amadurecer em três sentidos. Fisica, intelectual e espiritualmente. Não deve ficar mirrada em nenhum dos sentidos. Isso dizemos em relação aos nossos filhos. E que dizer a respeito de nós mesmos, que nos convertemos a Deus já na idade jovem ou adulta? Ao nos convertermos a Deus, não passamos de um neném espiritual; pois, como disse Jesus a Nicodemos: "necessário vos é nascer de novo", João 3.3. O apóstolo Pedro diz que "nós formos gerados de novo". Portanto, temos que nos preocupar com o crescimento espiritual, que conseguimos atraves do contato com a palavra de Deus e muita busca em oração da presença de Deus.

Na epístola aos Hebreus 10.25 diz "não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns". Quando um convertido a Deus sente que não necessita da freqüencia aos cultos de sua igreja, essa pessoa está começando a decretar a falência de sua fé. Parece que preferem permanecer crianças, como acontecia com a igreja de Corínto. A esses o apóstolo chama de "meninos em Cristo, pessoas carnais". E Deus não pode usar na sua obra as pessoas carnais; e é uma grande necessidade ser usado por Deus. Nesta mesma epístola 12.1-2, diz que devemos deixar de lado todo o pecado e embaraço que tão de perto nos rodeia, e correr a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus.

Todos nós estamos atravessando abismos de todos os lados. A propósito disto, conta-se a história de dois condenados à morte; quando alguém sugeriu que lhes desse oportunidade de atravessar um abismo sobre uma estreita pinguela. Se atravessassem o rio, sem cair, seriam perdoados. O primeiro a se submeter a prova, ao ver o abismo de um e de outro lado, caiu. Mas o pai do segundo, pondo-se no extremo, clamava a seu filho, dizendo-lhe: "meu filho, olhe para seu pai,, e não olhe para os lados". Este, assim, atravessou à salvo. Deixando Deus, e olhando para os lados, ou para os defeitos dos outros, acaba caindo, ou deixando de lado a maturidade cristã. Nesta vida, os perigos são muitos. Temos que olhar para Jesus, que é o único perfeito. Em sua boca nunca se achou engano. Olhando para Ele, venha o que vier, venceremos, crescermos e nos amadureceremos. Pois Deus quer pessoas maduras, pessoas gigantes, para vencer os gigantes Golias, como Davi.

Pr. Timofei Diacov
Igreja Batista Central de Lins, SP

Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: