segunda-feira, 5 de março de 2007



MARIA, A SERVA DO SENHOR
Pr. Timofei Diacov



"Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela", Lucas 1,38. Não é coisa fácil ao ser humano reconhecer a soberania e o senhorio de Deus em sua vida. A tendência humana é querer ser senhor e não servo ou escravo. É muito mais fácil ser escravo dos vícios e querer ser senhor da própria vida, do que ser senhor dos vícios e escravo do bem, ou mesmo escravo de Deus. Ainda que alguns chamem a Jesus Cristo de Senhor, nem sempre é a verdade, pois ele disse: "Nem todo o que diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino de Deus".

Neste particular, Maria, a mãe de Jesus Cristo, ou simplesmente, mãe de Jesus, pode ser tida como exemplo de profunda humildade, diante de uma incumbência singular na vida dela mesma. E essa humildade se traduz no reconhecimento de sua verdadeira posição - serva do Senhor. Serva, e não "senhora", pois fora honrada em acolher em seu ventre aquele que viria para salvar o mundo de seus pecados. E ela mesma, em sua mensagem, no seu cântico, disse que Deus depôs os poderosos dos seus tronos, e elevou os humildes (Lucas 1,52). E mais tarde ela ouviria do seu próprio Salvador o ensinamento de que os humildes são bem-aventurados, porquanto eles serão exaltados por Deus e que qualquer que a si mesmo se exaltasse, seria humilhado.

Quantos colocam em prática este exemplo de vida e esta mensagem divina? Como foi dito, nem todo o que diz Senhor, Senhor, entrará no Reino de Deus, pois, uma declaração só de lábios não tem valor, a não ser o valor para a própria destruição. Muitos irão ser condenados, ou estarão cavando a sua própria sepultura. Maria reconheceu ser serva ou escrava do Senhor. Jamais pretendeu a soberania no Reino do Senhor. A prática da mesma verdade não foi fácil para os dois irmãos, filhos de Zebedeu, João e Tiago. E isso ficou bem patente quando foram a Jesus para pedir-lhe a posição elevada e vaidosa de um deles se sentar à sua direita e o outro à sua esquerda, no Reino de Deus.

Não era uma questão de modéstia de Maria, mas de verdadeira humildade. Ela reconheceu o que era um fato, e fez uma profissão sincera e verdadeira do que seria o seu coração. Sentia-se pequena para receber tanta honra. Quando a pessoa se eleva a si mesma, então ela se diminui. E quando de fato se reconhece pequena, então se eleva no conceito humano e também no conceito divino. Ser humilde é uma virtude cristã. Quantos a possuem? Jesus disse: "aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração".

==============

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032. (novo telefone)

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: