sábado, 3 de março de 2007


O VÉU DO CORAÇÃO
Pr. Timofei Diacov


"Até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se retirará". I Cor. 15.16. Nem todos os que têm olhos têm entendimento, ou conseguem divisar certas verdades. O povo de Israel, retirado com mão forte da terra do Egito, da casa da servidão, e conduzido por Deus pelo deserto durante quarenta anos, com milagres, sinais e prodígios, a quem Deus deu as Tábuas da Lei, não tinha e nem ainda tem, entendimento das verdades espirituais reveladas na Bíblia Sagrada. Por isso dizem: "Nem todos os que têm olhos vêem, necessariamente, verdades espirituais, ou têm entendimento".

Quando visitamos uma cadeia pública, vemos dezenas de jovens atrás de grades de ferro, pagando a pena de seus delitos. Mas isso não significa, necessariamente, que os que estão do lado de fora, são verdadeiramente livres, pois a pior prisão não é aquela que nos tira a liberdade física, mas a espiritual. Quantos livres que estão aprisionados à inveja, à carnalidade, ao ódio, ao desejo de vingança, incapazes de amar, de perdoar, de ser cidadãos dos céus. A bíblia fala muito em oprimidos do Diabo. É o que parecem ser. Tiago pergunta: "Donde vem as guerras? Porventura não vem dos vossos deleites que guerreiam nos vossos membros?"

O texto bíblico supra-citado, fala a respeito do véu colocado no coração do povo de Israel, que rejeitou ao Messias de Deus. O sentido não é o véu no coração de carne, mas na mente, no entendimento. Paulo diz, em outro lugar, que o deus deste século cegou a mente dos incrédulos. Mas neste texto fala do dia em que o véu for retirado. E, quando isso acontecer, algo deslumbrante há de ocorrer. Mas, quando isso vai acontecer? Diz ele que, quando se converterem ao Senhor. Nenhum ser humano tem por natureza o entendimento. Paulo diz em outra parte que o homem natural (o inconverso), não entende as coisas do Espírito de Deus. Mas o homem espiritual a tudo entende.

O distinto leitor entende isto? Ou, quem sabe, ainda estará com o véu posto sobre o seu entendimento? Converta-se ao Senhor, e ele lhe dará entendimento, o véu do impedimento será removido por Deus. Mas converta-se ao Senhor ainda hoje, agora, enquanto lê esta meditação. E rogo a Deus que o abençoe.



============
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032
e-mail: timofei.diacov@terra.com.br




(reprodução permitida, desde que citado o autor)



Nenhum comentário: