sábado, 3 de março de 2007


QUANTO VALE A SUA
PALAVRA?
Pr. Timofei Diacov


"Eu sou um Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos", Êxodo 20.5. O que Deus promete, cumpre. Em outro lugar diz um dos profetas: "Eu sou Deus zeloso, que zelo pelo cumprimento de minha palavra". Saiu a palavra de Deus de sua boca, ela terá o seu cumprimento. O Senhor Jesus Cristo diz que Satanás é o pai da mentira. Foi ele que lançou dúvidas no coração do primeiro casal sobre a palavra de Deus. E hoje há muita gente que não acredita que Deus irá cumprir a sua palavra. A palavra é a expressão do pensamento. E podemos dizer também que ela é a expressão da própria personalidade. Ela vale tanto quanto vale aquele que a proferiu, ou de cuja boca a palavra saiu. Ela é a expressão do nosso ser.

Quanto vale a sua palavra? É a nossa pergunta. Por que essa pergunta? Ela tem razão de ser, pois há muita gente por aí prometendo a Deus coisas bombásticas e que nunca fazem coisa alguma. Chega, por exemplo, a chamada Quarta-feira de Cinzas, quando o"fiel" se dobra aos pés de um ministro de religião e faz-lhe confissão de pecados, prometendo-lhe fidelidade e não voltar mais ao pecado. Mas isso fica na promessa. Não há cumprimento de palavra. Quantos que chegam a derramar algumas gotas de lágrimas, simulando um arrependimento que não ocorreu. Quantos que, ao ouvirem uma pregação, ficam comovidos, prometem mudar de vida, mas tudo não passa de mais uma simulação, que Deus não aceita.

Afinal, a palavra desses vale ou não vale? E se o caso é o seu, distinto leitor, a pergunta é a mesma: vale ou não vale a sua palavra? Quanto ela vale? Ouvimos certo pregador dizer que a palavra de certas pessoas não valem um tostão furado, vinte centavos furados. Seria verdade isso? Voltando ao texto sagrado, o que foi lido inicialmente, encontramos o profeta falando em nome de Deus, ou antes, Deus falandxo por ele, e reafirmando que tem zelo pela sua palavra. Ele zela para que tenha um fiel cumprimento. E o apóstolo Paulo recomenda: "sede imitadores de Deus, como filhos amados" Quantos que se gloriam de ser filhos de Deus, mas que de Deus tem apenas o nome. São cristãos de nome, ou falsos seguidores de Deus, pois a sua palavra não vale nada, visto eles terem desvalorizado a si mesmos.

Jesus, segundo Mateus 12.37, diz que pelas nossas palavras seremos justificados, ou pelas nossas palavras seremos condenados. Quantos zelam pelas suas próprias palavras? Há até quem diga: "quem não fuma, não bebe, não mente, não é filho de boa gente". Desde quando isso tem que ser assim? Será que os filhos de Deus procedem assim? Será que Deus aprova isso? Só se for um deus feito de pau, de pedra, de gesso, de prata ou de ouro, feito à semelhança do próprio adorador desse deus; um deus morto, insensível. O nosso Deus diz na sua palavra: "o vosso falar seja sim, sim; e não, não. Porque o que passa disso é de procedência maligna". Amigo leitor, quanto vale a sua palavra? Ela vale tanto quanto vale a sua própria pessoa. Esperamos de você muita seriedade e muita fidelidade a Deus. E rogamos a Ele que o abençoe, ajudando-lhe a valorizar as suas palavras, das quais dará contas no dia do juízo.


============
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032
e-mail: timofei.diacov@terra.com.br




(reprodução permitida, desde que citado o autor)



Nenhum comentário: