sábado, 3 de março de 2007


LUCROS OU PERDAS?
Pr. Timofei Diacov



A impressão que se tem do comércio parece estar desesperado, querendo vender o máximo possível, oferecendo brindes. Aliás, todos têm direito à vida. Todos precisam ganhar. Bom seria que no mundo não houvessem pobres, que todos tivessem o melhor salário possível. que não houvesse desemprego; que o comércio vendesse muito, o suficiente para viver uma vida folgada; que todos tivessem lucros e que não houvesse perdas. E até os bandidos lutam para ter lucros, e não perdas; mataram para roubar; mas outros mataram sem nada roubar. Deus, todavia, reomendou ao primeiro homem que existiu na terra: "comerás o teu pão no suor do teu rosto" Gênesis 3. Mas, não é o que está acontecendo. Uns, como se costuma dizer: "Nadam no dinheiro, enquanto outros padecem de fome".

Mas, de toda luta durante o ano de 2006 teria havido algum lucro? Ou só perdas? Para muitos, não temos dúvidas, houve muito lucro. Mas, seria o dinheiro o objetivo principal da vida? Não haveria coisa melhor no mundo? O apóstolo Paulo acha que sim, que existem melhores lucros na vida, ao dizer: "porque para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro", Filipenses 1.21. Mas, espere aí, para Paulo, morrer é lucro? O maior lucro? Que história é essa? Estamos querendo saber se existem coisas melhores pelas quais devemos lutar. Na verdade, o dinheiro não é coisa principal para todos nós. Existe coisa melhor, para a qual devemos lutar para conquistá-la. Não devemos desprezar a primeira palavra do texto bíblico, que diz: "porque para mim o viver é Cristo." Viver com Cristo e viver o próprio Cristo. Cristo jamais deveria ser um adorno de templo religioso, e sim a sua vida.

Quem vive Cristo. quem com ele se identifica, vive a melhor vida. E quando chega o fim desta vida, recebe o melhor e o maior lucro; porque recebe um lucro infindável. Deus nos deu neste ano 365 dias. Teríamos vivido segundo o coração dele? Teríamos feito a Sua vontade? Teríamos semeado a boa semente, a semente de amor, da bondade, do altruísmo? Como está a nossa paciência? Como está o nosso amor pelo semelhante? Como está o amor a Deus? O Senhor Jesus, antes de ter sido elevado ao céu para junto do Pai, donde ele virá, disse aos seus onze apóstolos, que voltaria. E no dia de sua subida, o anjo dele, ao ver os seus seguidores olhando para cima, perguntou-lhes: "por que estão olhando? Assim como ele subiu, ele irá voltar".

A esta altura perguntamos: Como ele nos encontrará? Seremos por ele arrebatados para o céu para com ele morar eternamente? Todos nós morreremos; mas Paulo diz que há um mistério para os que não provarem a morte, quando ele regressar: esses serão arrebatados. E nessa situação, poderão dizer que durante a vida toda na terra houve o verdadeiro lucro? Ou só prejuízo? Façamos uma retrospectiva para ver se não está havendo perdas. Deus quer lucros, pois os que causarem prejuízos ouvirão esta palavra: "lançai nas trevas exteriores o servo inútil."


============
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032
e-mail: timofei.diacov@terra.com.br




(reprodução permitida, desde que citado o autor)




Nenhum comentário: