segunda-feira, 5 de março de 2007

ESTARÁ DEUS APROVANDO O BOLÃO?
Pr. Timofei Diacov


Não sei se é a pobreza ou o desemprego que tem feito muitos sonharem; sonharem com o bolão da loteria. Não é proibido e nem pecado sonhar com uma vida melhor e abençoada. Mas, a pergunta que durante muito tempo tem falado ao meu coração é "por que não posso eu também conseguir melhorar a minha vida? ". Mas, melhorar como? Não tem faltado aqueles que procuram incentivar-me e partir para o jogo. Jogar na loteria, ou no bicho, ou partir para um outro tipo de jogo. Certa vez tive um sonho que dizia: "jogue no número 3000" Mas eu não o atendi. E não é que deu duas vezes esse número?? Mesmo que eu tivesse certeza de que isso iria acontedcer, eu não jogaria. E por que não?

Primeiro. Para ganhar o meu sustento, Deus estabeleceu o trabalho, quando disse a Adão: "no suor do teu rosto comerás o teu pão". Mas você pode contestar, dizendo que o desemprego é muito grande; como ganhar trabalhando? De fato, há milhares ou milhões desempregados, querendo trabalhar, e não o conseguem. Mas, o que diz o salmista? "já fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi o justo desamparado, e nem a sua descendência a mendigar o pão." Então o que falta é uma vivência com Deus. Deus quer abençoar; mas parece que o homem não quer ser abençoado por Deus.

Segundo, o egoísmo. Deus condena o egoísmo e o egoísta. Como assim? Você pode orar assim, como muitos oram: "ó Deus, faça com que eu ganhe sozinho no bolão." Não é isso egoísmo? Que todos percam e que só você ganhe? E se a sua oração fosse diferente: Que todos ganhem e ninguém perca. Você faria isso? Você seria altruista? Milhares ou milhões perdem; e somente um ou dois é que ganham. E os demais ficam frustrados, aguardando a próxima oportunidade. Deus aprova isso? Se não o aprova, é um ato pecaminoso.

Terceiro: quem ganha, perde o sossego. A sua casa passa a ser procurada pelos pedintes: mendigos, asilos, assistência social, etc. E que dizer dos ladrões? E a pessoa que ganha, regra geral, se afasta de Deus; pois, doravante, não terá tempo para pensar em Deus e se dedicar aos interesses do Reino dele, e mesmo aos de sua própria alma. Acaba devendo a sua própria sepultura. É melhor ser pobre e ter descanso, do que ter riquezas, e perder o sossego e a paz de Deus. Seja fiel a Deus, e ele nunca irá desampará-lo.

Pr. Timofei Diacov
Igreja Batista Central de Lins, SP

Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

Nenhum comentário: