quinta-feira, 22 de março de 2007



ATALHOS
Pr. Timofei Diacov




É comum para todos nós procurarmos atalhos para chegar a determinado lugar. É a lei do menor esforço. É a lei da pressa. Queremos chegar depressa sem muito cansar. Lembro-me dos tempos em que não era comum usar o automóvel, não era comum porque não havia meios de adquirí-lo. Andava-se muito sobre lombo de cavalo, para quem possuia. Caso contrário, o jeito era andar à pé, sempre procurando os atalhos. Permita-me, leitor, dizer-lhe que muitos querem fazer o mesmo em relação a Deus, em relação ao lar celestial: querem chegar lá por atalhos. Seria isso possível? Poderia o homem chegar ao reino de Deus por atalhos? Vamos dar alguns exemplos do que vem acontecendo com muita gente. Qual é o caminho para Deus? Como chegar lá? Ou a ele? O próprio Senhor Jesus disse: "eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim", evangelho de João, 14.6.

Pensam alguns: "seguir a Jesus é muito difícil. Vou tentar chegar a Deus por um atalho. Faço as minhas rezas em casa mesmo, pois eu creio que todos os caminhos dão ao mesmo lugar. Assim, é mais fácil, menos cansativo, pois não necessito de ir à igreja todos os domingos e quarta-feiras, Deus há de me compreender." Outros estarão procurando outro atalho, o das esmolas: "Eu dou esmola, e creio que Deus vai me salvar". Outros estarão procurando outro atalho ainda mais fácil, o da reza:> "eu rezo todos os dias, faço as minhas preces ao meu querido santo, o santo da minha devoção." Será que por esses atalhos o homem chega ao reino celestial? Será que existem atalhos para chegar ao céu? O caminho de Jesus é difícil de ser caminhado? Leiamos o que disse o apóstolo Paulo: "pois que por muitas tribulações importa entrar no reino de Deus". Atos 14.22.

"Entrai pela porta estreita, porque largo é o caminho que leva à perdição e são muitos os que seguem por ela. E por ser estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida, poucos são os que entram por ela", Mateus 7. 13 e 14. Mas, voltando a João 14.6, Jesus diz "ninguém vem ao Pai senão por mim". Este não é o atalho, mas o caminho. O caminho de vida, como estamos vendo, é Jesus. Não admite dúvidas. É a verdade. Ele é a luz do mundo: "enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo", João 9.5. "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não anda em trevas, mas tem a luz da vida" João 8.12. Neste Brasil imenso há tantas seitas, todas acreditando na possibilidade de chegar ao céu por seus próprios caminhos que não passam de atalhos. Tais seitas correm o risco de levá-los longe de Deus.

Muitos destes não conhecem o caminho verdadeiro. Como fazer então? Temos que saber que a ignorância não salva a ninguém. Se algum de nós quer ir a um determinada cidade tomando um caminho oposto, não vai chegar jamais ao destino. Como vimos, o Senhor Jesus estabeleceu o limite, pois não tem vários planos para poder salvar o homem. O caminho é único. Não há outro. E diz a bíblia que Deus não é Deus de confusão, I Cor 14.33. Distinto leitor, diante do exposto, vai persistir na tentativa de alcançar a salvação por meio de algum atalho? Seria insensato fazer isso. Não seja insensato, e sim sábio, prudente. E Deus quer pessoas prudentes, pessoas sábias. Termino pedindo a Deus que o tenha iluminado. Que Deus o tenha abençoado.


============
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032
e-mail: timofei.diacov@terra.com.br

Nenhum comentário: