sábado, 3 de março de 2007



O JÓ DA PACIÊNCIA
Pr. Timofei Diacov



"Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e ouvistes o fim que o Senhor lhe deu? Porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso", Tiago 5.11 . Quem foi Jó e qual foi o seu fim? A resposta está no próprio livro que traz o seu nome. Vamos tentar resumir a história, que é verídica, e pode ajudar-nos na nossa caminhada cristã. Certo dia vieram os filhos de Deus à Sua presença, e veio também Satanás, a quem o Senhor perguntou: "Donde vens?" Respondeu o Maligno que viera de rodear a Terra e passear por ela. E a segunda pergunta do Senhor foi: "Viste o meu servo Jó, como ele é fiel?" O acusador então diz que essa fidelidade prendia-se ao fato de Deus o ter abençoado com bens.

O Senhor lhe dá permissão para tirar-lhe tudo, menos a sua vida. Começam então as calamidades e a própria morte de seus dez filhos. Jó não titubeia, mas, prostrado de rosto no chão, diz: "Deus deu, Deus também levou. Louvado seja Deus". A presença do Maligno se repete e a resposta para o Senhor é a mesma: "Tira-lhe a saúde, e ele blasfemará na tua cara". É-lhe dada a permissão de ferí-lo com úlceras malignas. Jó deita-se nas cinzas e, com caco de telhas, começa a se coçar e sentir profundas dores; mas, prostrado, de rosto no chão, louva a Deus, dizendo: "O Senhor deu, o Senhor também levou. Louvado seja o Senhor".

Sua esposa vem e pede-lhe que amaldiçoe o seu Deus e morra duma vez. Depois vem os seus três amigos e começam a acusá-lo de pecado por estar assim sofrendo tão malignamente. Eles vieram para "confortá-lo". "Conforto" assim o mundo tem de sobra. Nem todos que se oferecem para confortar conseguem fazê-lo. Neste mundo há pessoas que, na tentativa de "apagar" a fogueira, acabam atirando mais combustível, pondo tudo a perder. é claro que Jó não estava entendendo a situação à princípio. Mas, depois de tudo ter passado, certamente ele a entendeu. O fim que ele teve foi o reaver de tudo em dobro, depois que orou a Deus em favor dos seus três amigos. Deus lhe devolveu tudo, inclusive deu-lhe outro tanto de filhos, e mais cento e quarenta anos! É incrível, diria alguém. Mas é a verdade! Deus é longânimo. Deus tem os Seus propósitos.

É possível que qualquer de nós esteja passando por situações semelhantes, sem entender coisa alguma. Se quisermos de Deus a paciência, a longanimindade, o entendimento, e pedirmos-lhe tais coisas, Ele não no-las negará. Mas saibamos que elas custam. Estamos nós dispostos a pagar o preço? Eis a história de um homem de Deus chamado "O Jó da Paciência". Que Deus nos ajude a entender as coisas e a colocar as nossas vidas ao Seu dispör. Que Deus seja louvado por tudo. Toda glória e honra a Ele pertencem.

=========

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 522-7032.

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: