segunda-feira, 5 de março de 2007

ESCAMAS
Pr. Timofei Diacov


"E logo caíram de seus olhos como que umas escamas", Atos 9.15. Saulo de Tarso, que mais tarde levou o nome de Paulo, teve um encontro marcante com Jesus, que mudou a sua vida radicalmente; deixou de ser Saulo, o perseguidor, para ser Paulo, o perseguido. Mas o que de fato, aconteceu, para que houvesse essa mudança? Sem dúvida, foi uma força extraterrestre. O poder daquele, a quem ele perseguia. Jesus Cristo. Não podia ele admitir que esse fosse o Cristo prometido para Israel. Para ele Jesus não passava de um embusteiro, um enganador, como ainda, para muitos hoje. De seus olhos, pela oração de Ananias, caíram como que umas escamas. Escamas equivale a dizer cataratas? Vejamos que tipo de escamas:

Zelo sem entendimento. Ele mesmo disse: "Dou o meu testemunho de que Israel tem zelo pela lei, só que sem entendimento". Esse tipo de zelo tem levado muitas pessoas a cometer atrocidades em nome de Deus. É exatamente o que Jesus havia dito: "vos matarão, cuidando estar prestando um serviço a Deus". Precisamos ser zelosos das coisas de Deus, mas com entendimento; do contrário, estaremos caindo no mesmo erro de Israel, o de estabelecer a nossa própria justiça, desprezando a que vem da fé, no dizer dele mesmo, de Paulo. Esta escama precisava cair, como de fato caiu. Por isso passou doravante a pregar e ensinar que a salvação só se alcança pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei.

Escama da intolerância. Teria havido pessoa mais intolerante do que Saulo de Tarso? Quem não lesse pela sua cartilha, era perseguido e morto. Isso nos faz lembrar da chamada Santa Inquisição. Aliás, muito antes de Saulo, era Nabucodonozor que obrigava a se prostrarem diante de seus deuses. E ai daqueles que desobedecessem! A intolerância deve ser intolerada por todos, como diz um velho ditado: "o sol nasce pra todos". "para cada cabeça, uma sentença". Afinal, não nos deu Deus o livre arbítrio? Não nos enganemos. Esse tipo de pecado vai servir a todos os que dele se valerem, como barreira no caminho de Deus.

Escama da incredulidade. Saulo não podia crer nas palavras de Jesus, pois não o aceitava como o Messias. Foi-lhe necessário passar pelo crivo do abatimento. Ele foi abatido na estrada de Damasco. Passou por uma terrível humilhação. E teve que se curvar diante da Verdade. Teve que aceitar a messianidade de Jesus. Não estaria isso se repetindo? Diz um dos evangelistas que em Nazaré Jesus pouco realizou, devido a incredulidade do povo. E queira o Senhor que isso não aconrtça com nenhum de nós. Sejamos crentes, e não incrédulos.
============

Pr. Timofei Diacov
Igreja Batista Central de Lins, SP

Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: