sábado, 3 de março de 2007



NÃO RESTA CRÉDITO, SÓ DÉBITO
Pr. Timofei Diacov



"Se esperamos em Cristo só para esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens" (I Co 15.19). diz Paulo, "de todos os homens são os mais miseráveis os que esperam em Cristo só para a vida presente". Perguntamos: que dizer dos que nada esperam nem de Cristo e nem de ninguém? Deus dotou o ser humano de valores espirituais, morais e éticos, que são melhores e eternos. Não há dinheiro que pague o seu preço. Na terra o homem viveu, sem atentar para esses valores. Morreu. E o que restou? Crédito? Só débito! Vejamos: Morreu, e a herança ficou para os herdeiros; a pensão ou aposentaroria, para a esposa. As dívidas ficam para os vivos paguarem e o corpo é devolvido para a terra. As obras de saudade ficam com os parentes e amigos. O espírito é devolvido para Deus, e, assim, o homem vai prestar contas ao Criador e Sustentador de todas as coisas . O homem nada leva. Pelo contrário: fica devendo!

Quem vai pagar as dívidas que foram contraídas dos bens desprezados, os bens éticos, morais e espirituais? Pois, depois desta vida, o homem passa a viver numa outra esfera. O que aqui ficou, ficou. Ele não pode voltar para fazer o reparo. O evangelista Lucas, no capítulo 16.19-31, registra um acontecimento que ficou para alertar a todos nós quanto ao perígo de viver só para esta vida: é o caso do homem rico que não se deu por avisado. Durante a vida terrena nada lhe faltava. Tinha de tudo, do bom e do melhor. Tudo o que a sua alma desejava ele dava. Os valores acima mencionados ficaram no esquecimento. Mas no "além" tudo estava sendo registrado. E Deus não havia esquecido, pois o seu computador tudo retém e nada deixa ficar perdido. Esse computador registra milhões de informações negativas e positivas. E agora o rico tenta reverter, mas nada consegue. Tudo lhe era irreversivel. Quem avisa amigo é. Deus está lhe avisando!

Outro fato, o mesmo Lucas registra no capítulo 12. É outro caso de um homem rico, cuja herdade produzira em abundância. Diante disso ele imagina construir outros celeiros maiores para acolher os seus bens. E diz: "Alma, tens bens para muitos anos. Come, bebe e folga. Mas Deus lhe diz: Louco, essa noite a tua alma será convocada, e o que tens ajuntado, para quem será?" Fechou os olhos para esta vida. Ele vivera só para os bens terrenos. E os outros valores, o que fizera deles? Nada, certamente. A sua filosofia era a de Epícuros: "Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos.". Partiu e só deixou débitos, nada de créditos. Esta é a maneira de vida de muita gente. Mas, como adquirir créditos? Existe um só meio, um só Ser que pode nos conceder: o Senhor Jesus Cristo!

Ao receber em sua presença uma mulher adúltera, Ele lhe disse: "Ninguém te condenou? Nem eu te condeno. Vai e não peques mais". Ele conta uma parábola de certo rei que perdoou a grande dívida de certo homem, pois este não tinha condições de saldá-la. E para a mlher pecadora ele disse: "Vai em paz e não tornes a pecar". PERDÃO. ë o que pode fazer, ou conceder. É o que Jesus faz. Ele perdoa toda a dívida. E isso é feito pela Sua graça. Partamos desta vida para a outra com o crédito divino.

=========

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 522-7032.

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: