sábado, 3 de março de 2007



ONDE FICAM AS ALMAS?
Pr. Timofei Diacov



"E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão, e morreu também o rico, e foi sepultado (Lc 16.22). Há aqueles que, desconhecendo a Palavra de Deus, acreditam que, morrendo o ímpio, vai diretamente para o inferno; e que, morrendo o justo, vai diretamente para o Céu. E há outros que acreditam quem nem uma coisa e nem outra vai acontecer, mas que o corpo e a alma ficam na sepultura dormindo. Outros, ainda, pensam de modo diferente, que, morrendo, fica pelo espaço aguardando uma outra encarnação. E outros ainda afirmam que, morrendo, tanto o ímpio quanto o justo, vão para um lugar de sofrimento expiatório de pecados. E outros, possivelmente, pensam de outra maneira, completamente diferente de todos. Mas, o que diz a Bíblia?

Se o justo vai direto para o Céu, onde fica a ressurreição e o julgamento? E se o ímpio, morrendo, vai diretamente para o inferno, também fica a pargunta: onde fica a ressurreição e o julgamento? E se vai tanto um como o outro para o lugar de purificação, onde fica o poder salvador do sacrifício de Jesus? Mas, diante disto, fica a pergunta: Para onde vão os que morrem ? Onde ficam as suas almas? O texto lido inicialmente diz que Lázaro morreu e foi levado para o seio de Abraão, o lugar de gozo, esperando a ressurreição. E o rico que não passava de um ímpio, morreu e foi sepultado. Mas, lá do outro lado, no "Hades", erguendo os olhos, viu ao longe a Lázaro, também ele, o rico, estava aguardando a ressurreição e o julgamento. A esse lugar damos o nome de "estado intermediário".

Qualquer de nós, morrendo, vai para esse lugar intermediário, aguardando a ressurreição, para ser julgado e receber a justa recompensa de seus atos terrenos. Você pode discordar disso. É um direito que lhe assiste; mas é o que a Bíblia nos ensina. Agora, uma pergunta: as almas, ou essas almas, estão sabendo o que se passa aqui na Terra? Elas podem interceder por nós? Claro que não! Em Eclesiastes 9.5-6 diz: "Os vivos sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem coisa alguma, nem tão pouco eles têm jamais recompensa, mas sua memória ficou entregue ao esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram, e já não tomam parte alguma neste século do que se faz debaixo do sol". Eles não tomam parte, portanto, em coisa alguma.

Amigo, você vai morrer. Eu vou morrer. Nós vamos morrer. Para onde irá a sua alma? Para o seio de Abraão ou para o lugar de tormentos? Depende de você. A escolha é sua. Não deixe para que outros façam por você, porque esses outros terão também que fazer a sua própria escolha.

=========

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 522-7032.

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: