sábado, 3 de março de 2007


MENSAGEM AOS MÉDICOS
Pr. Timofei Diacov

"Não necessitam de médico os sãos, mas sim os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa 'misericórdia quero, e não sacrifício.' Porque eu não vim chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento", Mt 9.12-13. O Senhor Jesus Cristo teve discípulos de várias origens: quatro eram pescadores, um era zelador, outro era publicano, exercendo a função de cobrador de impostos, o qual se chamava Mateus. No passado teve como profetas homens estadistas, boiadeiros, pastores de ovelhas, e outros. Mas teve também um fariseu, que se chamava Saulo, e seu companheiro que se chamava Lucas, o "médico amado". Jesus também o foi.

Ser médico é uma função muito importante, cujo valor reconhecemos de modo mais acentuado quando sentimos o problema da dor, quando esta é aguda, e as lágrimas rolam pelas nossas faces. Para ser médico, exige-se muito preparo, tendo que gastar cerca de 18 anos, sem contar os cursos de especialização. É uma bênção ser médico, especialmente quando a função é encarada como um sacerdócio, pois, ao receber o diploma de Bacharel em Medicina, faz-se um juramento, onde se promete fidelidade, compromisso com a ética e o respeito. Temos nós uma especial admiração por aqueles que exercem a medicina com dignidade, amor ao semelhante, sugerindo aos que a exercem, que tenham a Jesus Cristo como modelo.

Jesus foi médico. Foi, é e sempre será. Ele conhecia profundamente o ser humano, sem nunca ter estudado medicina, psiquiatria, psicologia, porque ele é o Senhor, criador de todas as coisas. Na medicina bastava a sua palavra. Palavra - que poder extraordinário tem a palavra! Uma palavra do médico, antes de fazer um diagnóstico e de medicar-se com um remédio, vale muito! O médico falou, "tá falado", e o paciente já volta do consultório, muitas vezes quase curado! O Senhor Jesus Cristo disse, certa vez, que aprendêssemos dele, pois, ele era humilde e manso. O orgulho é inimigo do bem.

Nunca alguém voltou da presença de Jesus desiludido, decepcionado, frustrado. Ele sempre foi atencioso com todos, menos com os orgulhosos, com os prepotentes, com os do tipo "fariseu". Ele resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes. Por isso, ser médico não significa ser orgulhoso, saber tudo. Ninguém neste mundo sabe tudo, só Jesus. O Dr. Lucas, valendo-se dos seus conhecimentos de medicina, aplicou-os no tratamento da saúde para amenizar a dor do seu semelhante, e, em companhia de Paulo, sem dúvida, muito o serviu e também aos outros. Ele uniu o útil ao agradável. Aplicou a medicina ao Evangelho. Deu a sua colaboração ao ministério de Paulo, em pregar o evangelho de Jesus Cristo. Que Deus abençoe a todos aqueles que abraçaram esta carreira. Que sejam grandes médicos, para amenizar a dor alheia e que amem também a Jesus Cristo.



Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

Nenhum comentário: